quinta-feira, 19 de junho de 2014

Dia Mundial da Doença Falciforme




 A Doença Falciforme é a doença genética mais frequente no mundo, está presente em quatro continentes: na África subsaariana e no Magreb, na Ásia (Oriente Médio, Península Arábica, Índia)  na América do Norte (USA) América Central (Guatemala, Ilhas do Caribe) e América do Sul (Brasil, Suriname, Guiana) e no Sul da Europa (Sul da Itália, Grécia, Turquia).
            Estima-se que nasçam a cada ano 300.000 crianças com a Doença Falciforme, doença grave e invalidante e que 50% delas morrerão antes dos cinco anos.
            Transcontinental ela é também trans-étnica e afeta as populações negras de origem africana, as populações árabes, indianas e caucasianas do Sul da Europa. 
            Em decorrência da ação da “Organização Internacional de Luta contra a Doença Falciforme” criada em 2000 que é uma rede de mais de 30 associações, organismos internacionais como a UNESCO e a OMS (2006) e a Assembléia Geral das Nações Unidas (Dez. 2008) emitiu uma resolução intitulada” A Doença Falciforme, uma prioridade de Saúde Pública” assim ações concretas são necessárias para garantir a população:
- Triagem Neonatal e cuidados aos recém-nascidos com a Doença Falciforme
- Seguimento e cuidados de adolescentes, adultos e gestantes com a doença
- Orientação e aconselhamento genético às Pessoas com Traço Falciforme
- Formação e qualificação de profissionais de saúde
 - Informação à população
            No Brasil a cada 1.000 crianças nascidas vivas 01 (uma) tem a Doença Falciforme em Pernambuco para cada 1.400 crianças nascidas vivas 01(uma) tem a Doença Falciforme e a cada 23 - 01 (uma) tem o Traço Falciforme.
            O Teste do Pezinho que possibilita o diagnostico precoce de varias doenças inclusive a Doença Falciforme é realizado através da coleta de gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido, está disponível em postos de coleta em serviços de saúde (Postos, Maternidades). Atualmente em Pernambuco o exame está implantado em 178 dos 185 municípios e a meta até 2015 é de se garantir o exame para 100% das crianças recém-nascidas no estado.
            Assim, este dia de celebração visa possibilitar a reflexão a sensibilização em torno da implementação das ações de Saúde para a População Negra com ênfase naquelas voltadas ao diagnóstico precoce (Teste do Pezinho) o diagnóstico à gestante no Pré Natal (Rede Cegonha) a garantia de acesso ao tratamento e acompanhamento das pessoas com Doença Falciforme de forma descentralizada e regionalizada através de profissionais e serviços cada vez mais qualificados para tal!