sexta-feira, 30 de junho de 2023

Informe MS - Equipes eMulti



 

Saiba como solicitar equipes Multiprofissionais

Data de publicação: 16/06/2023


Tutorial em vídeo traz o passo a passo para o gestor acessar o sistema gerencia APS e fazer o pedido de credenciamento


Em maio, o Ministério da Saúde lançou uma importante estratégia para retomar o financiamento da assistência especializada ao cidadão, por meio das equipes Multiprofissionais (eMulti). A solicitação de custeio já pode ser feita no sistema Gerencia APS. O vídeo abaixo traz o passo a passo para pedir o credenciamento.

 

Tutorial

Para começar, o gestor precisa entrar no sistema gerencia APS e selecionar o município pelo qual está solicitando credenciamento. Procure pelo quadro em que está escrito EMERGENCIAL - PORTARIA GM/MS 544/23 e clique em acessar.

Abrirá uma tela com dois painéis. Um deles é o Painel de Credenciamento. Nele estão disponíveis as estratégias para o município com detalhamento quantidade de equipes homologadas disponíveis para vinculação, do limite de credenciamento, número de credenciadas, o quantitativo solicitado e o saldo. O outro painel é o Solicitações. É nele que são apresentados os pedidos efetuados no sistema e a situação da solicitação.

No canto direito da tela, logo abaixo, tem um botão escrito Iniciar nova solicitação. Clique nele. É importante ressaltar que o processo para solicitar qualquer tipo de equipe é o mesmo. Ok?

Selecione o tipo de equipe multiprofissional que deseja e clique em solicitar. Depois marque as equipes para vincular à eMulti. Será solicitado que informe se a eMulti terá gestão intermunicipal, clicando em "Sim" ou Não", no caso de solicitação de eMulti Ampliada. Ao marcar a opção "Sim", o sistema apresenta o campo para informar o número do processo SEI. Informe também se a eMulti terá adicional de atividade virtual por meio de atendimento remoto. E clique em continuar.

Antes de enviar o pedido, verifique se os dados estão corretos, leia as declarações, marque a opção “Li e concordo” e clique em “Finalizar solicitação”. Pronto! A sua requisição foi finalizada e pode ser verificada no Painel de Solicitações de Credenciamento.

 

Paula Bittar

Ministério da Saúde