segunda-feira, 27 de abril de 2020

Informe MS





Reforma da Atenção Primária à Saúde brasileira comemora um ano

Data de publicação: 24/04/2020

Período foi marcado com ações de ampliação do acesso

Em maio de 2019 foi criada, pela primeira vez na história do País, uma Secretaria específica responsável pela Atenção Primária à Saúde e pela Estratégia Saúde da Família (ESF), que completou 25 anos em 2019. Assim, surgiram novos desafios relacionados à necessidade de centrar as ações do Ministério da Saúde nas pessoas, por meio da ampliação do acesso, da qualidade e da resolutividade dos serviços de APS no Brasil, foram efetivamente enfrentados.
Prestes a comemorar a data, foi construído o Relatório de Gestão da Secretaria de Atenção Primária à Saúde Ministério da Saúde. Além de elencar todas as iniciativas estratégias adotadas ao longo do ano, o documento apresenta informações sobre as publicações técnico-científicas e todas as ações frente à pandemia de COVID-19.
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) teve como principais compromissos a ampliação do acesso da população às unidades de saúde da família; a definição de um novo modelo de financiamento para a atenção primária à saúde, o Previne Brasil, baseado em resultados em saúde e eficiência; definição de um novo modelo de provimento e formação de médicos nas áreas mais remotas do País, incluindo a definição de uma carreira médica na APS; fortalecimento da clínica e do trabalho em equipe na Estratégia de Saúde da Família com vistas ao aumento da resolutividade; ampliação da informatização das unidades de saúde da família (centros e unidades de saúde) para registro individual eletrônico em prontuário da saúde e amplo uso dos dados provenientes desses registros para aprimoramentos na gestão.
Confira o relatório aqui