Ministério da Saúde vai contar com IBGE para monitorar casos de COVID-19
Data de publicação: 13/04/2020
Estudo formará um painel representativo da população brasileira. Os resultados vão subsidiar as ações do Ministério da Saúde e orientar o SUS
Para monitorar a incidência da COVID-19 em território nacional, o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fecharam parceria para a realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), com foco no monitoramento do novo coronavírus. O levantamento tem como objetivo identificar pessoas com sintomas da síndrome gripal bem como a demanda e a oferta de serviços de saúde pública.
Entrevistadores do IBGE farão a coleta de dados remotamente via telefone. As pessoas entrevistadas que apresentarem os sintomas deverão ser monitoradas por pelo menos três meses. O estudo formará um painel representativo da população brasileira, e as estatísticas oficiais obtidas serão divulgadas semanalmente.
A pesquisa também vai levantar informações da população relacionadas a trabalho e emprego, como o quantitativo das pessoas que estão em teletrabalho e quantas horas estão trabalhando, além de fazer um mapeamento da informalidade. O objetivo é avaliar como essa pandemia modificou o trabalho no Brasil. A Pnad Contínua conta com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no fornecimento de dados para a sua realização.
Leia também
Ministério terá retrato da saúde da população
Ministério da Saúde define o valor per capita para APS
Tire suas dúvidas sobre o novo financiamento
Ministério terá retrato da saúde da população
Ministério da Saúde define o valor per capita para APS
Tire suas dúvidas sobre o novo financiamento