Como organizar a APS para a resposta à COVID-19?
Data de publicação: 29/04/2020
Debate virtual vai abordar estratégias e ações de enfrentamento à pandemia
Durante a transmissão comunitária da COVID-19, como que a Atenção Primária à Saúde (APS) deve atuar na comunidade? O que deve ser feito para que a APS não se transforme em centro propagador do novo coronavírus, mas que mantenha a atenção prestada na comunidade?
Para discutir estas questões, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SC) promovem o debate virtual Como organizar a Atenção Primária à Saúde para a resposta à Covid-19 – Experiência da SMS de Florianópolis, nesta quinta-feira (30/04), às 17h.
Segundo experiências de países, os sistemas de saúde precisam contar com o fortalecimento da atenção hospitalar, mas também, com estratégias de enfrentamento que se projetam para a comunidade, com ações manejadas pela APS. Existem diferentes opções de reorganização do modelo de atenção da APS para responder à pandemia. Cada lugar tende a escolher a solução que mais se adapta ao contexto e aos recursos disponíveis. Muitas dessas soluções são criativas e inovadoras, compartilhá-las significa proporcionar aos gestores elementos importantes para orientar suas escolhas.
Local: https://apsredes.org
Data: 30/04/2020
Horário: 17h
Participantes
Matheus Pacheco (médico de família e comunidade, Gerente de Inteligência e Informação)
Tiago Barra Vidal (médico de família e comunidade, Diretor de Atenção à Saúde)
Filipe Perini (infectologista, Gerente de Integração Assistencial)
Debatedora: Maria José Evangelista (CONASS)
Moderador: Renato Tasca (OPAS/OMS)
Fonte: apsredes.org