terça-feira, 7 de abril de 2020

Informe MS





COVID-19: Nota Técnica orienta RAPS para enfrentamento da pandemia

Data de publicação: 03/04/2020

Documento traz recomendações que podem complementar ações desenvolvidas por estados, Distrito Federal e municípios

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (30/3) Nota Técnica com recomendações voltadas à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para organização dos serviços de saúde mental em decorrência da infecção da COVID 19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Segundo a nota, a situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) exige esforços de toda a RAPS para o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Também demanda cuidados especiais na atenção psicossocial, devido ao potencial agravamento de crises e sofrimentos psíquicos na população.
Nesse contexto, o documento recomenda aos gestores e profissionais de saúde um conjunto de iniciativas para apoiar a mitigação do avanço da epidemia do SARS-CoV-2 e seguir as orientações do MS para medidas de higiene, abertura e funcionamento dos serviços de saúde e protocolos de cuidado. Ainda, orienta a seguir as medidas preventivas nos serviços como o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e realização de procedimentos padronizados de proteção e cuidados individuais.
De acordo com o documento, as recomendações podem contribuir para a organização das ações e serviços da RAPS de forma simultânea e complementar às atividades construídas por estados, Distrito Federal e municípios.
A nota técnica foi produzida pela Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (CGMAD/DAPES/SAPS/MS). 
Acesse o conteúdo completo da nota aqui