terça-feira, 7 de abril de 2020

Informe MS





COVID-19: Mudanças em Nota Técnica para profissionais do Academia da Saúde 

Data de publicação: 06/04/2020

Documento traz novas recomendações sobre monitoramento das atividades do programa 

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (6/4) Nota Técnica (NT) com novas recomendações voltadas às equipes que compõem o Programa Academia da Saúde. O documento autoriza, em caráter emergencial, a dispensa de envio de dados de produção das atividades realizadas pelas equipes nos polos do Programa Academia da Saúde.

A decisão se pauta pela situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), que tem feito com que coordenações e equipes repensem a organização dos serviços e programas ofertados nas políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a Coordenação-Geral de Promoção da Atividade Física e Ações Intersetoriais da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, divulgou a Nota Técnica Nº 14/2020-CGPROFI/DEPROS/SAPS/MS que atualiza conteúdo divulgado anteriormente na NT Nº 10/2020 no que diz respeito ao monitoramento de ações.

Ainda de acordo com o novo documento, estados e municípios que suspenderem, oficialmente, as atividades dos polos do Programa Academia da Saúde deverão comunicar esta situação. Para isso, podem enviar e-mail para o endereço academiadasaude@saude.gov.br, informando o normativo que estabelece a suspensão. Desse modo, municípios não serão prejudicados por não enviarem produções.

Leia o conteúdo da Nota Técnica 14/2020 na íntegra aqui.

Consulte os materiais de apoio sobre COVID-19 para os profissionais de saúde e gestores da Atenção Primária à Saúde.