Qualificação das Ações da Rede Cegonha é tema de oficina em Brasília
Data de publicação: 05/12/2019
Revisão do novo desenho de organização da estratégia é uma das atividades do evento
Técnicos de diversas áreas do Ministério da Saúde participaram, nesta quarta-feira (4), da abertura da Oficina de Qualificação das Ações da Rede Cegonha, com o objetivo de discutir as ações que envolvem os processos do parto até aos primeiros cuidados com os recém-nascidos e os cuidados com a puérpera. O evento é promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) e segue até quinta-feira (5).
Na abertura do evento, o diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes), Maximiliano das Chagas, destacou a importância das agendas que a Saps vem realizando. “A atenção primária à saúde é um modo de operar e conduzir o cuidado às pessoas”.
Entre os temas abordados na programação destacam-se os processos avaliativos da Rede Cegonha. A técnica Gilmara Lúcia dos Santos foi a mediadora da exposição dialogada dessa temática . Segundo ela, “é importante que tenhamos olhares atentos e constantes aos avanços e desafios da Rede Cegonha. O processo avaliativo envolve a participação dos gestores, profissionais de saúde e usuários”.
Gilmara explicou que as avaliações sobre o Rede Cegonha acontecem em etapas. Uma delas é a visita aos serviços hospitalares junto com a equipe técnica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). “Avaliamos desde os indicadores no e-SUS até o processo de trabalho dos profissionais envolvidos”, disse.
Uma outra avaliação é feita por meio da Ouvidoria do Ministério da Saúde. “Essa é uma etapa de um olhar mais atento e individual às puérperas. Ouvimos a opinião delas sobre o cuidado recebido”, esclareceu ao afirmar que a avaliação serve para qualificar as ações da estratégia Rede Cegonha.
Para o segundo dia do evento estão programadas discussões sobre as mudanças dentro da estratégia Rede Cegonha: o novo desenho de organização; o novo modelo de financiamento e governança; e o modelo de monitoramento e avaliação.
Confira fotos do evento aqui