quinta-feira, 20 de março de 2014

Informe MS



Nova edição da Revista Brasileira Saúde da Família já disponível no portal

19/03/2014


 A revista tem 112 páginas e não contém o encarte Saúde com a Gente

Com reformulação no visual, textos mais leves e agradáveis, já está disponível a nova edição da Revista Brasileira Saúde da Família (RBSF), referente aos números 35 e 35 e comemorativa aos 20 anos de Saúde da Família, 15 anos de vida da própria publicação e à realização da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família. A revista foi lançada oficialmente durante a IV Mostra, no dia 14 de março, em Brasília, e distribuída aos participantes do evento, ao mesmo tempo em que será postada para cada unidade básica de saúde registrada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), como é feito regularmente.

A revista, que usualmente tinha 60 páginas mais 16 do encarte “Saúde com a Gente”, devido aos temas comemorativos foi ampliada para 112 páginas, e não conta com o encarte. Além dos três temas principais, a edição comemorativa aborda temas como a posse do atual ministro da Saúde, Arthur Chioro, os 10 anos do Programa Brasil Sorridente, o Programa Mais Médicos, financiamento da atenção básica (um estudo conjunto do Ministério da Saúde e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA).

Sob as definições das novas regras da reforma editorial e gráfica, as experiências exitosas passam a ser apresentadas na seção Experiência, e a edição apresenta matéria a respeito de Cambé (PR) e sua atuação no combate a dengue. Também a seção Entrevista muda o nome para Recorte, e o primeiro entrevistado é o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que avalia os 20 anos de Saúde da Família. A antiga seção Carreira muda o nome para Perfil e inclui agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, que antes tinham entrevista própria no encarte “Saúde com a Gente”. O encarte deixa de fazer parte da revista e a seção Tome Nota é incluída no corpo da revista, atendendo com assuntos técnicos a todas as categorias que atuam na atenção básica e Saúde da Família. Também não serão mais veiculados artigos técnicos.