segunda-feira, 31 de março de 2014

Informe MS - PSE




PSE 2014: processo de adesão em breve

8/03/2014

No momento da inscrição, os gestores municipais deverão selecionar as escolas e níveis de ensino a serem atendidos pelo Programa; vincular as equipes de atenção básica e marcar as ações que serão realizadas durante o ano.
Este ano temos duas novidades:
A primeira refere-se à ação NutriSUS direcionada à creches participantes do PSE. Trata-se de ação optativa, parte da Ação Brasil Carinhoso, relativa à estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais) - NutriSUS. A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches.
A segunda novidade é que haverá uma confirmação no próprio sistema de que o Termo foi realizado em comum acordo entre os Secretários Municipais de Saúde e Educação, não sendo necessário anexar o Termo assinado ao sistema de informação.
Além disso, para os municípios prioritários para Doenças Negligenciadas e em Eliminação, pactuados no Programa Brasil sem Miséria, esta ação, no PSE, passa a ser uma ação essencial.O Termo de Compromisso terá validade de um ano, a partir de 01/08/2014.
Em 2013, o PSE teve adesão de 4.864 municípios. A participação ativa dos GTI Estaduais e municipais é fundamental para que a adesão 2014 seja um grande sucesso.
Os documentos explicativos para a ação NutriSUS, a lista de municípios prioritários PARA ESSA ação, bem como para a ação referente às doenças negligenciadas e em eliminação, pactuados no Programa Brasil sem Miséria estão disponíveis no site dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php