segunda-feira, 27 de março de 2017

Informe MS





Semana Saúde na Escola 2017: Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti!

Data de publicação: 20/03/2017

Municípios podem aderir voluntariamente às ações

O Programa Saúde na Escola lança a 6ª Semana Saúde na Escola 2017 com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti!”, a ser realizada em abril, preferencialmente de 3 a 7. A mobilização visa orientar os estudantes das escolas públicas sobre a temamática, com ações de limpeza do ambiente escolar, identificação de possíveis focos do mosquito, palestras sobre o ciclo do Aedes Aegypti e os sintomas da dengue, zika e chikungunya. Para isso, conta-se com a articulação entre escolas e equipes de saúde da Atenção Básica.
O tema deste ano foi escolhido com base no quadro epidemiológico atual. “Ficou evidente a necessidade de se trabalhar a temática da prevenção ao mosquito nas escolas, mostrando que o aumento na proliferação do mosquito Aedes Aegypti está associado a diversos fatores: mudanças ambientais globais, ilhas de calor urbanas, aumento da população, más condições de saneamento, aumento da adaptabilidade do mosquito, além de informar sobre o vírus da zica e suas consequências mais graves, como o aumento dos casos de microcefalia”, explicou Michele Lessa, Coordenadora Geral de Nutrição e Alimentação do Departamento de Atenção Básica.
O objetivo é de mobilizar as equipes das escolas e das unidades de saúde, estudantes, familiares e comunidades para, juntos, atuarem no combate ao Aedes Aegypti. Deverão ser realizadas várias estratégias e atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação, promoção da saúde e desenvolvimento sustentável. Ao estimular ações de promoção à saúde no ambiente escolar, envolvemos não apenas os estudantes, mas também os pais e educadores, atingindo toda a comunidade. Com a iniciativa, os Ministérios da Saúde e da Educação objetivam trazer para o cotidiano das escolas e das equipes de saúde da Atenção Básica o enfrentamento do mosquito como parte do cuidado em saúde. Todos os municípios brasileiros podem realizar ações. Em 2016 foram envolvidas mais de 30 mil equipes da Atenção Básica em cerca de 80 mil escolas.
Saúde na Escola - A participação dos municípios na Semana Saúde na Escola é voluntária. O Programa Saúde na Escola (PSE) surgiu como um programa indutor de políticas intersetoriais entre as áreas da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção, atenção e formação) à saúde de crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica pública. O PSE tornou possível, ao longo dos anos, um novo modelo de gestão da política de educação e de saúde que trata a saúde e a educação de forma integral. Seu objetivo é possibilitar, por meio de amplo processo formativo, o exercício de ações cidadãs e o usufruto pleno dos direitos humanos. São beneficiários do programa os estudantes da Educação Básica.