segunda-feira, 27 de março de 2017

Informe MS





DAB participa de agenda na China para revisão de diretrizes sobre a prática do Tuiná

Data de publicação: 23/03/2017

Evento promovido pela Organização Mundial de Saúde objetiva oferecer segurança à prática e estabelecer critérios mínimos de formação

Representante da equipe responsável pela gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Departamento de Atenção Básica está participando do Encontro do Grupo de Trabalho do Benchmark sobre a Prática do Tuiná, entre 22 e 25 de março, na China. 
Trata-se de mais uma agenda da Organização Mundial de Saúde que visa revisar o documento norteador da prática do Tuiná (benchmark), com base nas “Estratégias de implementação de Medicinas Tradicionais: 2014 a 2023”, publicação elaborada pela OMS.
Com o uso crescente da técnica da Medicina Tradicional Chinesa em todo o mundo, há uma necessidade urgente de rever padrões e diretrizes que norteiam a prática do Tuiná por parte das autoridades de saúde e do público em geral e auxiliam na tomada de decisões quanto a formação e condução da prática, garantindo a aplicação segura da técnica.
O encontro será sediado em Changchun, na Universidade de Changchun de Medicina Tradicional Chinesa, onde especialistas de diversos países subsidiarão as discussões de todos os pontos do benchmark. Entre eles, um membro da equipe técnica responsável pela gestão da Política Nacional das PICS, que é referência mundial , convidada pelo coordenador das Medicinas Tradicionais da OMS.
O que é Tuina?
A Tuina é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, moxabustão, fitoterapia chinesa e qigong. A prática é ofertada no Sistema de Saúde Único de Saúde do Brasil em diversos pontos da rede.
Veja fotos aqui.