segunda-feira, 12 de julho de 2021

Notícias

Divulgação da Cartilha "Os Cuidados em Saúde Ocular no Home Office e Educação à Distância (EAD)" em alusão ao 10 de Julho: Dia da Saúde Ocular.

Considerando a importância epidemiológica das doenças oftalmológicas no Brasil e o quadro de morbidade do país, composto por elevada prevalência de patologias que levam às doenças oftalmológicas, segundo a Política Nacional de Atenção em Oftalmologia, temos a informar que:

Com o isolamento social imposto pelas mudanças relacionadas ao panorama mundial da Saúde, esta conjuntura trouxe muitas alterações ao cotidiano. Houveram suspensões de aulas presenciais, com a expansão do ensino à distância (EAD) e ampliação do trabalho em regime de Home Office, gerando grande desenvolvimento das atividades em formato virtual.

Embora as atividades virtuais possibilitem maior flexibilidade e segurança neste período pandêmico, não deixam de gerar problemas relacionados ao uso excessivo de telas luminosas. E tal exposição excessiva à iluminação dos celulares, tablets, computadores e televisores está associada ao ressecamento ocular, turvação visual, sensação de cansaço visual, fotossensibilidade, vermelhidão ocular, dores de cabeça e até mesmo estrabismo (desvio ocular). As consequências oftalmológicas são resultado do esforço acomodativo prolongado para enxergar. Além de todos esses fatores, também pode causar dores musculares em função de vícios de postura.

Nesse sentido, a Coordenação do Projeto Boa Visão (CPBV/DPE/SEAS/SES-PE) vem apresentar a cartilha "Os Cuidados em Saúde Ocular no Home Office e Educação à Distância (EAD)" em alusão ao 10 de Julho: Dia da Saúde Ocular, com foco na promoção do cuidado e prevenção de doenças e outros agravos no âmbito da saúde ocular. A cartilha tem como público alvo: profissionais em geral, profissionais e gestores da saúde, usuários, estudantes, gestores e escolares do Projeto Boa Visão.