segunda-feira, 19 de julho de 2021

Informe MS




Confirmação de interesse no projeto Conectividade é prorrogada para 30 de julho

Data de publicação: 14/07/2021


Solicitação deve ser feita pelos municípios habilitados no e-Gestor. Objetivo é garantir internet para 16 mil unidades de básicas saúde


O projeto Conectividade, cujo prazo de adesão dos municípios estava previsto para 14 de julho, foi prorrogado para o dia 30 deste mês. A medida permite aos gestores solicitar acesso à internet para as unidades básicas de saúde (UBS).

O módulo de adesão está disponível no e-Gestor e foi desenvolvido em parceria entre o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS/SE) e do Departamento de Saúde da Família (Desf/Saps), e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicação, por meio da Rede Nacional de Pesquisa e Ensino.

O objetivo é informatizar as cerca de 16 mil UBS que ainda estão sem conexão, considerando a Estratégia de Saúde Digital (ESD) e a crise emergencial ocasionada pela covid-19. Entram nessa categoria as unidades que não enviaram dados via Prontuário Eletrônico do Cidadão para a base de dados nacional, desde que o não envio tenha sido causado por falta de acesso à internet.

Será realizada a contratação de provedores privados para essas UBS que não dispõem de conexão adequada, visando à gestão integral do Sistema Único de Saúde (SUS), centralizando e qualificando as informações, e facilitando o dia a dia de pacientes, profissionais de saúde e gestores. 

Para confirmar o interesse, siga o passo a passo:

  • Acesse o e-Gestor com o CNPJ e a senha do FMS;

  • Clique no Módulo Conectividade na APS para fazer a adesão;

  • Atualize os dados de contato para que a empresa efetive a conexão na UBS indicada;

  • Indique quais unidades têm interesse em participar do projeto, e, caso não haja interesse, é necessário justificar;

  • Confirme o aceite no termo de compromisso.

A lista com os 752 municípios que estão com o módulo habilitado no e-Gestor e que podem ser beneficiados nesta etapa do projeto está disponível aqui

Dúvidas e quetões frequentes

  • O módulo do Conectividade na APS não aparece ao acessar o e-Gestor.
    É necessário que o acesso seja feito com os dados do Fundo Municipal de Saúde/Distrito Federal.

  • Não tenho a senha do FMS/DF. Como proceder?
    Caso não possua a senha, informe o CNPJ do Fundo Municipal de Saúde/Distrito Federal ou do Fundo Estadual de Saúde (Matriz) em “esqueci minha senha”, neste link. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no sistema do FNS. Se o e-mail do Fundo Municipal de Saúde/Distrito Federal (Matriz) ou do Fundo Estadual de Saúde não estiver cadastrado ou se estiver desatualizado, entre em contato com a Dicon do seu estado.

  • Acessei o e-Gestor com o CNPJ e senha do FMS mas o módulo Conectividade na APS não é exibido.
    Somente os municípios seguindo os seguintes critérios terão o módulo habilitado:
    1 – Possuir UBS dentro das 16 mil unidades previstas pelo projeto;
    2 – A RNP ainda não tenha entrado em contato previamente para saber se a unidade está ou não com conexão ativa.

  • Não terão o módulo habilitado aqueles municípios que:
    1 – Não contam com unidades entre as cerca de 16 mil unidades previstas no projeto;
    2 – A RNP já fez contato anteriormente e já tem declarado pelo município quais unidades estão ou não conectadas.

  • Meu município foi contemplado no projeto Conectividade, mas no e-Gestor não aparece o link para confirmação de interesse:
    Neste momento, somente municípios com UBS ainda não contempladas no projeto necessitam preencher o formulário. As UBS já contempladas devem aguardar o processo de instalação pela RNP.

  • Meu município não está entre os contempladas. Eu posso solicitar adesão?Este projeto não está aberto para adesão, mas sim para confirmação de interesse das unidades que foram identificadas previamente com equipes não informatizadas.

Leia mais: Gestor, faça a adesão ao Projeto Conectividade para garantir internet nas UBS