segunda-feira, 19 de julho de 2021

Notícias

 Logo 

BOLETIM ESPECIAL JULHO - 2021

 
  Placeholder 
 

#APSForte no SUS – Experiências do SUS no combate à Covid-19 são homenageadas pela Opas e Ministério da Saúde


Profissionais da saúde que atuam no primeiro nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde, foram homenageados pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil e pelo Ministério da Saúde por inovarem no combate à Covid-19. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (16/07), de forma virtual, e reuniu 19 autores das experiências de excelência selecionadas pela iniciativa APSForte no SUS, no combate à pandemia de Covid-19. Ao todo, foram inscritas 1.731 experiências, destas 1.471 foram aprovadas e 261 também receberam menção honrosa pelas atividades executadas (confira aqui).

Para Socorro Gross, representante da Opas no Brasil, os trabalhos reconhecidos servem de referência para outros municípios e são verdadeiramente um laboratório de inovação. “A saúde se constrói desde a comunidade. Por isso, vencer obstáculos, demonstrar inovação e manter a linha de cuidado e atendimento da atenção primária são muito importantes para um país tão grande como o Brasil”, ressaltou. Por vídeo, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, enfatizou o esforço e o trabalho de cada uma das experiências que participaram da APSForte. “O reconhecimento desse trabalho é valoroso para cada profissional que lutou na ponta, para os pacientes e para a sociedade como um todo. O SUS é patrimônio de todos os brasileiros”, defendeu Queiroga.


 
  Placeholder 
 

E-Book APS Forte no SUS – no combate à pandemia de Covid-19


A publicação APS Forte no SUS – no combate à pandemia de Covid-19 reúne as vivências e ferramentas utilizadas pelas 19 experiências de excelência, traz o registro fotográfico dos profissionais de saúde de saúde e também um vídeo de cada autor selecionado. O registro visa contar os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde desde a implantação da experiência, no ano passado, quando deflagrada a pandemia de Covid-19.

A publicação, com cinco capítulos, descreve a metodologia desenvolvida nas duas fases da iniciativa APS Forte no SUS e traz o retrato das 1.471 experiências aprovadas, com dados sobre o panorama geográfico, distribuição por Unidades da Federação, a origem dos práticas e os temas mais concorridos. Também há um capítulo com o levantamento qualitativo das experiências aprovadas. Os resultados da iniciativa foram analisados pelos pesquisadores Michelle Fernandez e Renato Tasca. Por fim, a publicação registra o nome da experiência e o autor das 261 práticas que recebem Menção Honrosa.


APSREDES

Lote 19 – Avenida das Nações

SEN – Asa Norte, DF – 70312-970

Email:apsredes@gmail.com

twitter facebook