"Cobertura vacinal infantil" e "Saúde dos olhos nas escolas" são temas da nova edição da revista Epidemiologia e Serviços de Saúde (RESS)
A edição Número 2 da revista Epidemiologia e Serviços de Saúde (RESS) apresenta 20 novos artigos com 19 temas e pesquisas em diversos estados como Sergipe, São Paulo, Bahia e Maranhão.
O destaque vai para o editorial da revista, que aborda o potencial da ciência em preservar vidas. Em menos de um ano do início da pandemia, diferentes opções de vacinas com eficácia elevada foram desenvolvidas e distribuídas para a população.
De acordo com o editorial, redigido por Taís Freire Galvão, somente nas primeiras semanas de vacinação contra a COVID-19 no Brasil, estima-se que 14 mil idosos com 80 anos ou mais foram salvos, pela priorização desse grupo na estratégia de imunização adotada pelo Sistema Único de Saúde.
O editorial também reforça a importância das medidas não farmacológicas – principalmente o distanciamento social e o uso de máscaras - como responsáveis por salvar milhares de vidas e evitar o sofrimento com a doença em todo o mundo.
Vacinação infantil. Outro destaque da edição refere-se ao estudo realizado em Roraima, entre 2013 e 2017, com o objetivo de analisar as coberturas vacinais de crianças menores de 1 ano no Estado. Roraima possui enormes desafios pelo fato de estar em área de grande imigração e de acesso limitado à internet, condições dificultadoras para implementação e alimentação de sistema de informação e com grandes taxas de abandono de vacinação.
O estudo considerou aspectos como o acesso da população ao serviço de vacinação, extensão da área rural e indígena da região, e barreiras organizacionais, ambas condições dificultadoras para elevadas taxas de coberturas vacinais no estado.
Saúde dos olhos no Programa Saúde na Escola (PSE). O artigo sobre a saúde ocular do PSE no Brasil faz uma análise sobre as intervenções do tema nas escolas pactuadas e não pactuadas na adesão ao PSE de 2014 a 2019. Os resultados foram animadores, com um incremento de 65,1% das atividades no período. Somente no ano de 2019, 15.325 estudantes foram identificados com alterações visuais. Nesse contexto, o PSE surge como uma estratégia positiva na prevenção da deficiência visual e cegueira dos estudantes brasileiros.
Os artigos abordam referências reais para soluções locais. A RESS publica artigos em português e inglês e está voltada para gestores e profissionais do serviço de saúde com o objetivo de promover informação integral com base em evidências científicas, aliadas à experiência do profissional e da equipe interdisciplinar.
A revista Epidemiologia e Serviços de Saúde (RESS) é uma publicação científica, de acesso livre e com periodicidade trimestral. É editada pela Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil (CGDEP/DAEVS/SVS/MS).
Volume 30. Brasília. 2021.
Clique aqui para acessar os artigos publicados em português e em inglês.