sexta-feira, 9 de julho de 2021

Informe MS

 



O que é o cadastramento na Atenção Primária?

Data de publicação: 08/07/2021


O cadastro é essencial para o acompanhamento dos cidadãos nas unidades básicas de saúde do País


O cadastro do cidadão na Atenção Primária à Saúde (APS) pode ser feito em uma consulta de rotina na Unidade Básica de Saúde. É o registro da pessoa no SUS. Manter todos os dados atualizados, incluindo o endereço e telefones, é muito importante, pois facilita a localização e a busca ativa do cidadão na hora de avisar sobre exames e consultas, situação vacinal ou mesmo na hora de identificar alguma possível doença transmissível. 

O cadastramento garante o monitoramento e a continuidade do cuidado da população. Por isso, uma série de vídeos explica aos cidadãos sobre a importância do registro. Para os  gestores e profissionais de saúde, mostra como realizar corretamente o cadastramento dos brasileiros que precisam acessar a saúde pública. 

Um dos objetivos do registro é fortalecer o vínculo entre o cidadão e o profissional, o que permite conhecer as pessoas e suas necessidades de saúde, acompanhá-las e assegurar cuidado adequado. O cadastro pode ser feito nas unidades de saúde ou durante visitas domiciliares das equipes de Saúde da Família (eSF), equipes de Atenção Primária e agentes comunitários de saúde, com o CPF do paciente ou o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS).

Clique no vídeo acima para conferir a série ou acesse o canal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde no Youtube aqui.