segunda-feira, 12 de julho de 2021

Notícias

 




Opas e Ministério da Saúde reconhecem experiências de excelência participantes da iniciativa “APS Forte no SUS no combate à covid-19”


A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil e o Ministério da Saúde vão reconhecer publicamente 19 experiências de excelência praticadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidas no primeiro nível de atenção. A práticas foram selecionadas pela iniciativa “APSForte no SUS – no combate à pandemia de COVID19”, lançada em maio de 2020, para identificar práticas exitosas com potencial de replicabilidade na Atenção Primária à Saúde. A cerimônia, que será realizada por videoconferência, será transmitida pelo Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org), a partir das 9h30.

A iniciativa também concederá certificados de menção honrosa para 261 experiências finalistas (confira aqui). Essa seleção aponta um grupo de municípios com alta motivação e sensibilidade sobre o papel e a responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (APS) na resposta à pandemia. Ao todo, foram analisados 1.471 relatos de práticas desenvolvidas por profissionais de todo país.

Participarão da cerimônia a representante da OPAS-OMS no Brasil, Socorro Gross, o secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde (Saps), Raphael Câmara, a diretora do Departamento de Saúde da Família (Desf), Renata Maria de Oliveira Costa, e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems),Wilames Freire, que estarão presentes na sede da OPAS, em Brasília. Os autores finalistas estarão por videoconferência.


Transmissão: YouTube Portal da Inovação em Saúde e canal da SAPSREDES