Projeto Mais Médicos segue com reforço na APS durante pandemia
Data de publicação: 11/06/2020
Certames já contabilizam 6.177 profissionais em atividade
A Atenção Primária à Saúde recebeu mais 84 médicos após o encerramento da 4ª chamada do 19º ciclo do Projeto Mais Médicos para o Brasil (Edital Saps/MS nº 5), reforçando o atendimento em unidades de saúde de 84 municípios distribuídos nas diversas regiões brasileiras.
Até o momento, o 19º ciclo responde pelo provimento de quase 4 mil médicos que se somam ao quantitativo já em atividade no Projeto. Com esse reforço, o Projeto alcança atualmente aproximadamente 16 mil profissionais voltados para o cumprimento do desafio diário de atender a cerca de 90% dos problemas de saúde mais comuns da população e, mais recentemente, à incidência crescente dos casos de Covid-19.
Confira os dados da 4ª chamada do 19º ciclo
São profissionais com concentração de faixa etária inferior a 39 anos e que se distribuiram em municípios de todos os perfis, porém neste momento, verifica-se uma maior adesão de médicos nas capitais e grandes centros urbanos. São municípios que apresentam alta concentração populacional, onde se constata maior incidência de casos de Covid-19.
Para o Coordenador Geral de Provisão de Profissionais para a Atenção Primária (CGPROP/Saps/MS), Alexandre Mendonça, as ações do Projeto Mais Médicos para o Brasil contribuem efetivamente para o combate à pandemia. “Além de levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, essas ações foram responsáveis pela ampliação do atendimento à população brasileira, garantindo acolhimento, reconhecimento precoce e controle de casos suspeitos da Covid-19”, destacou, ao pontuar resultados positivos dos editais publicados em março e maio.
Reforço médico e outros editais
Em resposta ao contexto da pandemia causada pela Covid-19, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde, além do 19º ciclo, já publicou mais três editais do Projeto Mais Médicos para o Brasil, nos meses de março e maio, para adesão de novos médicos e prorrogação da permanência de profissionais que já desempenhavam suas atividades nos municípios. Os chamamentos públicos se complementam e refletem o esforço da pasta pelo provimento urgente de médicos nas diversas localidades do país no atual cenário. Essas ações contabilizam mais 6.177 profissionais em atuação na Atenção Primária.
- Edital nº 7 de 25 de março de 2020: prorrogação excepcional da adesão de médicos ativos que aderiram em virtude do 13º ciclo do PMMB e que estariam encerrando suas atividades nos meses de abril e maio de 2020, lotados em grandes centros urbanos. Com essa ação, 133 médicos continuarão exercendo suas atividades por mais 6 meses em 79 municípios.
- Edital nº 9 de 26 de março de 2020: chamamento de profissionais médicos cubanos que permaneceram no Brasil após o rompimento da cooperação internacional pelo Governo de Cuba, em novembro de 2018, que se enquadram nos requisitos do art. 23-A da Lei nº 12.871 e que poderão atuar em municípios de todos os perfis. Em sua 1ª chamada, finalizada em 8 de maio, 524 médicos foram alocados em 354 municípios. No total, o Edital prevê provimento de aproximadamente 1900 médicos para atuação por 2 anos no projeto.
- Edital nº 10 de 19 de maio de 2020: prorrogação excepcional da adesão de médicos ativos que realizaram adesão em virtude do 14º ciclo do PMMB e que estariam encerrando suas atividades entre os meses de junho de 2020 e março de 2021. Com esta ação, 1.807 médicos distribuídos em 1.020 municípios tiveram prorrogadas suas atividades nas frentes de atendimento da Atenção Primária por mais um ano.