segunda-feira, 29 de junho de 2020

Informe MS





Serviço de teleconsulta psicológica para profissionais da saúde está disponível

Data de publicação: 29/06/2020


Projeto TelePSI conta com central de atendimentos que funcionará até setembro de 2020


Pensando na saúde mental dos diversos profissionais de saúde que estão à frente do combate à Covid-19, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) lançou o projeto TelePSI, cujo objetivo é oferecer teleconsulta psicológica a esses trabalhadores até setembro de 2020.

O Governo Federal reconhece, portanto,  a necessidade de apoio a esses profissionais que, pelo trabalho intenso, com riscos de contaminação elevados e em condições adversas, podem ter sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade e outras manifestações do estresse agudo que estão vivendo.

Como será feito o atendimento

Profissionais de saúde do SUS envolvidos no contexto da infecção por SARS-CoV-2 que se sentirem na condição de sofrimento psíquico podem utilizar o canal Telessaúde de atendimento, pelo nº 0800 644 6543 (opção 4).

Não haverá consulta no primeiro contato. No primeiro momento, o atendente fará uma explicação sobre o projeto e uma avaliação de saúde mental. De acordo com o resultado dessa avaliação, o interessado será encaminhado para um terapeuta, que conduzirá o caso com a abordagem mais adequada. Esse profissional entrará em contato com o paciente e agendará a primeira teleconsulta por videochamada, que será marcada para o melhor dia para o interessado e durará 50 minutos. Serão aplicadas estratégias de intervenção em situação de crise, por meio de psicoeducação, psicoterapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal. Caso o profissional de saúde que precisar desse serviço esteja em local de difícil acesso à internet, poderá ser atendido via telefone fixo.

Aqueles que forem identificados com potencial de risco ou sintomatologia muito intensa serão encaminhados para avaliação psiquiátrica. Havendo a necessidade de intervenção farmacológica, o profissional será referenciado para a rede de saúde local. Aqueles que tiverem indicação para intervenção psicoeducativa contarão com materiais e vídeos produzidos pela equipe técnica responsável pelo projeto.

Saiba mais plataforma do TelePSI 

Confira o podcast sobre o TelePSI