Opas e MS realizam live sobre APS Forte
Data de publicação: 17/06/2020
Debate vai abordar estratégias para aproximar serviços da APS das comunidades brasileiras
Para dar continuidade às ações da inciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia, Opas e Mistério da Saúde têm realizado encontros virtuais divulgando experiências exitosas no combate à Covid-19. O tema do debate da próxima sexta-feira (19/06), às 17h, será “A APS conectada com a comunidade: estratégias de comunicação, busca ativa e monitoramento do território no contexto da pandemia”. O bate-papo contará com relatos de três experiências inscritas na iniciativa e que ganharam destaque por mostrar ações de comunicação, vigilância e assistência, levando em consideração questões de vulnerabilidades sociais.
A transmissão será no Portal da Inovação na Gestão do SUS https://apsredes.org/ e no Facebook @inocacaoemsaude. Perguntas podem ser enviadas para https://apsredes.org/participe/.
As experiências convidadas são:
• SMS Crato/Ceará – Estratificação de risco à Covid-19 para gerenciamento de ações em educação em saúde na UBS: iniciativa de uma UBS no município de Crato – CE que busca identificar famílias vulneráveis à COVID-19 e desenvolver ações direcionadas. Os critérios de risco levam em conta, além de situações de saúde, fatores socioeconômicos como renda e cômodos por domicílio, gerando uma classificação de risco mais abrangente. A experiência mostra a importância de compreender o cenário de atuação da atenção primária, a fim de direcionar as ações para as reais necessidades da comunidade. Participação: Maria Alice Alves, fisioterapeuta, residente multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Regional do Cariri-URCA.
• SMS Teresina/Piauí – Busca ativa com rastreamento de contatos domiciliares de casos confirmados de Covid-19 na APS: relato da coordenação de Atenção Primária de Teresina sobre a implantação e funcionamento da ação de busca ativa com rastreamento de contatos intradomiciliares de pacientes confirmados de COVID-19 no município. As ações incluem identificação dos contatos, testagem domiciliar e telemonitoramento. A iniciativa amplia o acesso da população à testagem rápida de COVID-19 de maneira racional, a partir dos casos índices na comunidade. Apresentação: Andréia Sena, enfermeira e mestre em enfermagem; apoiadora institucional da Diretoria de Atenção Básica da FMS/Teresina-PI
• SMS Sorocaba/SP – A importância da comunicação comunitária no combate à Covid-19: iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Sorocaba/SP para a produção de conteúdo informativo sobre a Covid-19 direcionado a cada comunidade do município. Após de conversas com lideranças comunitárias, foi produzido material específico para cada área com distribuição via aplicativos de mensagens. Apresentação: Marcelo de Almeida Júnior, assessor de imprensa da SMS de Sorocaba.
O debate virtual contará com a moderação da assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Maria José Evangelista, e com a apresentação do coordenador de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS, Renato Tasca.
APS Forte no combate à pandemia Covid-19
No início de maio, o Ministério da Saúde e OPAS no Brasil lançaram a iniciativa APS Forte no combate à pandemia Covid-19 para identificar, reconhecer e divulgar experiências Atenção Primária à Saúde que desenvolvem estratégias exitosas de organização dos serviços de saúde visando o enfrentamento dos desafios postos pela Covid-19. Todos os profissionais de saúde da APS podem participar da iniciativa por meio de inscrição na plataforma, disponível no site do Portal da Inovação na Gestão do SUS. As experiências inscritas estão sendo analisadas pela equipe técnica das instituições e por especialistas que selecionam para as atividades, como o debate técnico. Todos os relatos aprovados também serão divulgados no Portal da Inovação para facilitar o intercâmbio de boas práticas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho, no site https://apsredes.org/aps-forte-sus-no-combate-a-pandemia/.