quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Informe MS





PMAQ CEO: debatendo a avaliação externa no 2º ciclo!

Data de publicação: 06/09/2017

Equipes que realizam o programa realizaram encontro para tratar de pontos relevantes da avaliação externa do 2º ciclo

A Coordenação de Saúde Bucal do DAB/SAS/MS se reuniu, na segunda quinzena de agosto, em Brasília, com representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e demais instituições de ensino e pesquisa (IES) que realizam a avaliação externa do PMAQ CEO. Foram abordados pontos relevantes sobre a preparação do 2º ciclo da Avaliação Externa do PMAQ CEO, a apresentação dos Instrumentos Eletrônicos (AMAQ-CEO) e Módulo de Gerenciamento da AE/PMAQ-CEO pela CGSB e Coordenação Geral de Acompanhamento e Avaliação (CGAA).
“O intuito do evento foi reafirmar e pactuar uma agenda conjunta de trabalho para impulsionar a implantação da avaliação externa do 2º ciclo do PMAQ para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Dentre as pactuações, recebe destaque a programação da realização de oficinas estaduais para discussão do programa entre IES, CGSB e gestores do SUS prevista para final de setembro” elencou Caroline Martins, técnica do DAB.
Ainda de acordo com Caroline, o 2º ciclo vem sendo pactuado e já está em processo de implantação. “A disponibilização do AMAQ online, a realização de agendas locais para discussão de resultados do 1º ciclo, dentre outros processos, vêm sendo realizados pela Coordenação de Saúde Bucal do DAB. Reunir as instituições de ensino e pesquisa que realizam a avaliação externa do PMAQ CEO é um movimento fundamental para reafirmar compromissos conjuntos, bem como, somar esforços para agilizar o início do trabalho de campo do PMAQ CEO”, explicou.
A equipe ainda realizou a apresentação de aspectos do Manual Instrutivo do 2º ciclo do PMAQ CEO elaborado pelo Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), cuja versão 2017 irá ao ar em breve. O manual tem, dentre outros, o objetivo de reforçar aspectos gerais do PMAQ CEO, apresentar referências utilizadas para a definição dos padrões verificados pelo programa, bem como, sanar dúvidas gerais surgidas ao longo do processo de implantação desse 2º ciclo.
PMAQ CEO
O 2º Ciclo do PMAQ CEO, instituído por meio da Portaria GM nº 1.599, de 30/09/15, é mais um ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas, que será realizado dentro dos moldes do PMAQ-AB. O programa avaliará o desempenho dos CEO, e irá repassar mais recursos para os serviços que cumprirem os padrões de qualidade pactuados.