Indicadores do PMAQ: eixo Abrangência da Oferta de Serviços
Data de publicação: 16/10/2017
Nesta segunda, a série #indicadoresdoPMAQ explica ações que reduzem iniquidades na oferta de serviços
O eixo Abrangência da Oferta de Serviços reflete as ações e serviços que todas as Equipes participantes do 3º ciclo do PMAQ devem ofertar à população. Ele reúne, portanto, os indicadores relacionados ao Percentual de Serviços Ofertados pelas Equipes de Atenção Básica e Saúde Bucal. Seu monitoramento permite que essas equipes e a gestão municipal atuem pela diminuição de iniquidades na oferta. Conheça detalhes sobre cada indicador:
Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Atenção Básica
Com vistas à integralidade do cuidado, diversos serviços devem estar disponíveis aos usuários da atenção básica. Considerando o perfil epidemiológico atual, caracterizado pela tripla carga de doenças (doenças infecciosas, parasitárias e problemas de saúde reprodutiva, causas externas e doenças crônicas), e a necessidade de oferta de ações para tratamento, cura, reabilitação, promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos, foi elencado um rol de serviços e ações de saúde considerados importantes para oferta na Atenção Básica.
Ações que promovem a melhoria do indicador são: a implantação dos protocolos clínico-terapêuticos direcionados para os ciclos de vida, doenças e agravos prioritários, além do monitoramento da conformidade das condutas às boas práticas preconizadas pelos protocolos implantados visando aumentar a resolutividade na atenção básica. A melhoria das condições de atendimento nas unidades básicas (espaço físico, equipamentos, medicamentos e outros insumos) também promovem a melhora do indicador.
É essencial que as Unidades de Saúde da Atenção Básica estejam organizadas para disponibilizar aos usuários o acesso aos serviços, descritos no quadro abaixo, de modo a promover um cuidado adequado às necessidades de saúde da população, visando aumentar a resolutividade da equipe e evitar encaminhamentos desnecessários de usuários para outros pontos de atenção da região de saúde e/ou município. O parâmetro esperado para o indicador é de 70%/mês.
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Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Saúde Bucal
No tocante às ações de saúde bucal na Atenção Básica, diversos serviços devem estar disponíveis aos usuários, de modo a favorecer a integralidade do cuidado. Considerando a situação de saúde bucal atual, foi elencado um rol de serviços e ações de saúde considerados importantes para serem ofertados na Atenção Básica:
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Algumas ações que promovem a melhoria do indicador tem a ver com a organização da oferta de serviços essenciais em saúde bucal na Atenção Básica; a melhoria do acesso e cobertura dos serviços de saúde bucal na atenção básica à saúde e a melhoria das condições de atendimento nas unidades básicas (espaço físico, equipamentos, medicamentos e outros insumos).
É essencial que as equipes de saúde bucal da Atenção Básica estejam organizadas para disponibilizar aos usuários o acesso a estes serviços, de modo a promover um cuidado adequado às necessidades de saúde bucal da população, aumentando a resolutividade da equipe e evitando encaminhamentos de usuários para outros níveis de atenção. O parâmetro esperado para o indicador é de 70%/mês.
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