terça-feira, 17 de outubro de 2017

Informe MS





Indicadores do PMAQ: eixo Abrangência da Oferta de Serviços

Data de publicação: 16/10/2017

Nesta segunda, a série #indicadoresdoPMAQ explica ações que reduzem iniquidades na oferta de serviços

O eixo Abrangência da Oferta de Serviços reflete as ações e serviços que todas as Equipes participantes do 3º ciclo do PMAQ devem ofertar à população. Ele reúne, portanto, os indicadores relacionados ao Percentual de Serviços Ofertados pelas Equipes de Atenção Básica e Saúde Bucal. Seu monitoramento permite que essas equipes e a gestão municipal atuem pela diminuição de iniquidades na oferta. Conheça detalhes sobre cada indicador:
Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Atenção Básica
Com vistas à integralidade do cuidado, diversos serviços devem estar disponíveis aos usuários da atenção básica. Considerando o perfil epidemiológico atual, caracterizado pela tripla carga de doenças (doenças infecciosas, parasitárias e problemas de saúde reprodutiva, causas externas e doenças crônicas), e a necessidade de oferta de ações para tratamento, cura, reabilitação, promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos, foi elencado um rol de serviços e ações de saúde considerados importantes para oferta na Atenção Básica.
Ações que promovem a melhoria do indicador são: a implantação dos protocolos clínico-terapêuticos direcionados para os ciclos de vida, doenças e agravos prioritários, além do monitoramento da conformidade das condutas às boas práticas preconizadas pelos protocolos implantados visando aumentar a resolutividade na atenção básica. A melhoria das condições de atendimento nas unidades básicas (espaço físico, equipamentos, medicamentos e outros insumos) também promovem a melhora do indicador.
É essencial que as Unidades de Saúde da Atenção Básica estejam organizadas para disponibilizar aos usuários o acesso aos serviços, descritos no quadro abaixo, de modo a promover um cuidado adequado às necessidades de saúde da população, visando aumentar a resolutividade da equipe e evitar encaminhamentos desnecessários de usuários para outros pontos de atenção da região de saúde e/ou município. O parâmetro esperado para o indicador é de 70%/mês.
Para melhor visualização clique na imagem.


Percentual de serviços ofertados pela Equipe de Saúde Bucal
No tocante às ações de saúde bucal na Atenção Básica, diversos serviços devem estar disponíveis aos usuários, de modo a favorecer a integralidade do cuidado. Considerando a situação de saúde bucal atual, foi elencado um rol de serviços e ações de saúde considerados importantes para serem ofertados na Atenção Básica:


Para melhor visualização clique na imagem.


Algumas ações que promovem a melhoria do indicador tem a ver com a organização da oferta de serviços essenciais em saúde bucal na Atenção Básica; a melhoria do acesso e cobertura dos serviços de saúde bucal na atenção básica à saúde e a melhoria das condições de atendimento nas unidades básicas (espaço físico, equipamentos, medicamentos e outros insumos).
É essencial que as equipes de saúde bucal da Atenção Básica estejam organizadas para disponibilizar aos usuários o acesso a estes serviços, de modo a promover um cuidado adequado às necessidades de saúde bucal da população, aumentando a resolutividade da equipe e evitando encaminhamentos de usuários para outros níveis de atenção. O parâmetro esperado para o indicador é de 70%/mês.
Leia mais: