quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Informe MS





Disponível Curso EAD do Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF)

Data de publicação: 29/09/2017

Pessoas interessadas devem se inscrever no UniverSUS 

A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o DATASUS, oferece o Curso de Ensino a Distância sobre o Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF). A capacitação é destinada aos profissionais que atuam nos municípios e estados na execução das ações de alimentação e nutrição referente à prevenção e controle da anemia ferropriva.
O PNSF consiste na suplementação profilática de ferro para todas as crianças de seis a 24 meses de idade, gestantes ao iniciarem o pré-natal, independentemente da idade gestacional até o terceiro mês pós-parto, e na suplementação de gestantes com ácido fólico.
O objetivo do EAD do PNSF é capacitar os gestores municipais para a garantia da compra dos suplementos de ferro destinados ao PNSF que deverá ser realizada junto ao planejamento do componente básico da assistência farmacêutica (Portaria nº 1.555 de 30 de julho de 2013).
O curso está disponível permanentemente na forma de tutorial, sem a necessidade de tempo estipulado para a sua realização.
Os temas abordados são: O que é anemia? Qual o público mais atingindo pela anemia, seus dados e determinantes no Brasil. O que é o ferro? Quais são as repercussões das suas deficiências? Qual a recomendação de ingestão diária e como melhorar sua biodisponibilidade. Quais os impactos causados em decorrência das repercussões da anemia e sua associação com a perda de capital humano. Além destas informações são apresentados no curso os programas que compõem a prevenção e controle da anemia no Brasil (Programa Nacional de suplementação de ferro - PNSF, Nutrisus e Fortificação das farinhas).
Os profissionais conhecerão a portaria 1.555 de 30/07/2013 que regulamenta o programa e vão saber mais sobre as atribuições da união, dos estados, DF e municípios diante do PNSF. Os gestores também receberão instruções em sete passos para a execução das suas ações do PNSF em seu município e poderão fazer download da Cartilha em PDF.
Os interessados devem se inscrever no endereço http://universus.datasus.gov.br em “cadastrar” no canto superior direito da tela. Na tela seguinte, o usuário precisa digitar todas as informações solicitadas e, ao final, receberá uma mensagem por e-mail com instruções para finalização do processo de cadastro.
Ao voltar no site UniverSUS, o aluno precisará digitar o usuário e senha (que foram criados no cadastro) e clicar no campo “entrar”. Desta maneira, os participantes terão acesso ao curso, localize no menu superior direito a aba ‘TUTORIAIS” disponíveis,  clique! Procure a opção "EAD do PNSF”. Pronto! A partir daí o tutorial será iniciado. O cadastro deverá ser preenchido momentos antes do acesso ao curso.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br.