quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Informe MS





Indicadores do PMAQ: eixo Coordenação do Cuidado

Data de publicação: 02/10/2017

Eixo aponta indicador do PMAQ que contribui diretamente para a redução da mortalidade infantil e materna

Na última semana, o Departamento de Atenção Básica (DAB/MS) deu início à série #Indicadores do PMAQ, apresentando o eixo "Acesso e continuidade do cuidado" e seus indicadores. Nesta segunda (2), o eixo Coordenação do Cuidado será o tema da vez.
Ele reflete a responsabilidade sanitária das equipes sobre os usuários, que deve primar pelo vínculo e comprometimento em cuidá-los de forma integral e ao longo de sua vida. Mais do que isso: por não submetê-los a encaminhamentos equivocados, desnecessários, inoportunos ou sem corresponsabilidade, que os deixe percorrer de forma errática os serviços locais de saúde existentes.
Nesse contexto, o eixo traz o indicador “Média de recém-nascidos atendidos na primeira semana de vida”. Ele se configura como uma estratégia na qual são realizadas atividades de atenção à saúde de puérperas e recém-nascidos (RN) pelos profissionais de nível superior, contribuindo diretamente para a redução da mortalidade infantil e materna.
O indicador mede a relação entre os atendimentos (ambulatorial e atenção domiciliar) a recém-nascidos, na primeira semana de vida, realizados por médicos e enfermeiros e o total de crianças nascidas vivas no município a serem acompanhadas na primeira semana de vida.
Entre as ações que promovem a melhoria do indicador está a busca ativa dos recém-nascidos identificados no território pela equipe de atenção básica a fim de garantir os primeiros cuidados com a saúde do bebê e de sua família, portanto. O parâmetro esperado para o indicador é 1,0 atendimento/recém-nascido, exclusivamente na primeira semana de vida.
Na próxima segunda-feira (9/10), o Portal do DAB e a fanpage da Comunidade de Práticas tratarão de mais indicadores do PMAQ.
Leia mais: