terça-feira, 24 de outubro de 2017

Informe MS





Disponível arquivo complementar com a relação de mulheres beneficiárias do PBF maiores de 7 anos

Data de publicação: 24/10/2017

Inclusão do acompanhamento das condicionalidades nesta 2ª vigência de 2017 já pode ser realizado

O Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde está disponível para inclusão do acompanhamento das condicionalidades de 10.298.887 de famílias beneficiárias do PBF nesta 2ª vigência de 2017.
Esta relação é construída pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com base nas informações das famílias constantes no Cadastro Único do mês de agosto de 2017 e na folha de pagamento de setembro de 2017.
O arquivo complementar tem como objetivo contribuir para o registro do acompanhamento de saúde das gestantes. O Ministério da Saúde passou a disponibilizar no sistema, na metade de cada vigência, a relação das mulheres beneficiárias do PBF com idade superior a 7 anos que não estavam no arquivo inicial.
Na 2ª vigência de 2017, o arquivo complementar foi disponibilizado no dia 13 de outubro e contempla as informações de 1.304.870 mulheres beneficiárias do PBF, pertencentes a 970.780 famílias, constantes na folha de pagamento do mês de setembro e as informações do Cadastro Único atualizadas até agosto de 2017.
Ressalta-se que não é obrigatório o acompanhamentos dessas mulheres beneficiárias. No entanto, se forem acompanhadas, elas farão parte do cálculo de cobertura do município no final da vigência.
Caso o município não tenha encontrado alguma gestante no Sistema de Gestão do PBF na Saúde, poderá identificá-la após a atualização da lista de famílias vindas no arquivo complementar.  
Para realizar a busca ativa das gestantes do arquivo complementar, o gestor deverá acessar o Sistema de Gestão do PBF na Saúde (bolsafamilia.datasus.gov.br), na opção "Mapa de Acompanhamento" → "Mapa de Famílias com mulheres vindas no arquivo complementar". Esse mapa listará as mulheres beneficiárias do PBF com idade superior a 7 anos que não estavam no arquivo do início da vigência.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a área técnica estadual responsável pelas ações de alimentação e nutrição da Secretaria de Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br.