quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Informe MS





Saps realiza 4º encontro de Educação Continuada

Data de publicação: 04/11/2019

Motivos de consulta e qualidade das condutas médicas da Atenção Primária à Saúde brasileira foi tema central da agenda

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) convidou a médica de família e comunidade Patrícia Chueiri para palestrar no encontro que ocorreu no dia (1). O tema da vez foi o mesmo do doutorado de Chueiri, defendido recentemente. “Foi a primeira vez que fiz a divulgação pública do resultado do meu doutorado. Fiquei feliz em poder compartilhar a pesquisa com os profissionais da secretaria”, disse a palestrante ao lembrar dos quase sete anos em que atuou no Ministério da Saúde. 
A pesquisa apontou que as consultas preventivas foram as mais procuradas.  “Não achei que elas seriam comuns. Infelizmente, um dos achados dessa pesquisa é que a qualidade dessas consultas ainda não é satisfatória. Temos aí uma força-tarefa. O nosso maior desafio, em quanto profissionais de saúde, é qualificar esse serviço”, pontuou. 
Para Patrícia, parte da qualificação dos serviços de saúde deve ser resultado de educação permanente. “Não podemos esquecer que a qualidade da qual estamos falando precisa ter como base infraestrutura, informatização, novos processos de trabalho e regulação”.  
Outro resultado da pesquisa é o número de homens que buscam consultas preventivas. “São poucos os [homens] que buscam cuidados com a saúde, e isso ocorre por diversos motivos, um deles é o horário de funcionamento da unidade de saúde. Agora temos o Programa Saúde na Hora, que vai melhorar esses números”, destacou. 
Chueiri lembrou que os serviços de saúde também funcionam como medidor de qualidade de consultas médicas. A Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde tem o objetivo de nortear a gestão municipal e os profissionais de saúde sobre o cuidado que deve ser ofertado nesses serviços, que são a principal porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsáveis por ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, além de acompanhar as enfermidades mais frequentes da população, como diabetes e hipertensão.
Trajetória no MS
Nos quase setes anos em que esteve no Ministério da Saúde, Patrícia Chueiri trabalhou no antigo Departamento de Atenção Básica, onde participou da coordenação do grupo de trabalho que revisou da Política Nacional de Atenção Básica (2012) e também do grupo de trabalho que criou o sistema de informação eSUS-AB. Além disso, chefiou a Coordenação-Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, do Departamento de Atenção Especializada e Temática, onde coordenou a revisão da Política Nacional de Oncologia e a publicação de linhas de cuidado de doenças crônicas.
Educação Continuada 
A iniciativa tem como objetivo promover debate entre os colaboradores da Saps sobre os principais desafios que são colocados para o SUS. Além disso, tem também a intenção de ampliar o olhar para as possíveis soluções, especialmente no que tange ao papel da gestão federal da agenda Atenção Primária à Saúde.