quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Informe MS





Dados do Educasenso norteiam ações do PSE

Data de publicação: 30/10/2019

Coleta para traçar perfil de adolescentes grávidas alcançou 91 mil escolas

Cerca de 91 mil instituições das redes de ensino pública e privada participaram da pesquisa sobre os casos de gravidez em adolescentes escolares, que foram registrados por meio de link no Sistema Educacenso durante a coleta da Situação do Aluno durante o Censo Escolar 2018.
O levantamento foi resultado da parceria entre o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As coletas foram feitas entre fevereiro e abril deste ano. A responsabilidade pela resposta ao questionário foi dos gestores escolares, que precisaram informar os casos de gravidez na adolescência em alunas de suas escolas. Foram considerados os casos de gravidez na faixa etária de 10 a 19 anos de idade, no ano de 2018
O trabalho desenvolvido por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo fortalecer ações conjuntas entre os setores da saúde e da educação para reduzir o número de casos de gravidez na adolescência, além da garantia do cuidado integral às adolescentes grávidas. Nesse contexto, a pesquisa integra a proposta de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio da prevenção e atenção à saúde a fim de diminuir as vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e adolescentes na trajetória escolar.
Programa Saúde na Escola – PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporciona à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulam o setor saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.
Censo Escolar
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. As matrículas e dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.