quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Informe MS





Cuidados paliativos na Atenção Primária 

Data de publicação: 30/10/2019

Saps celebra a data e apresenta experiência exitosa 

Em outubro é celebrado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve o cuidado paliativo como uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes adultos e crianças e de suas famílias que estão enfrentando problemas associados com doenças ameaçadoras da vida. O cuidado paliativo previne e alivia o sofrimento através de uma identificação precoce, correta avaliação e tratamento da dor e outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual.
Ainda de acordo com a OMS, o cuidado paliativo deve estar integrado em todos os níveis de atenção, com foco de atuação na Atenção Primária à Saúde (APS), na comunidade e no cuidado domiciliar. 
 Experiência exitosa dessa pauta na APS, o Projeto Estar ao Seu Lado - Cuidados Paliativos na Atenção Primária, do município de Rio Grande (RS), vem se destacando no enfrentamento do desafio de pensar o cuidado paliativo na Atenção Primária, especificamente na Estratégia Saúde da Família (ESF). 
Fundado em 2014, o projeto promove a educação continuada aos profissionais da ESF de Rio Grande como parte do Plano Municipal de Saúde 2018-2021.  O plano estabelece a troca de experiências e a socialização de saberes entre enfermeiros, médicos e demais profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF- AB). O resultado dessa interação é uma equipe mais capacitada e qualificada para atuar na rotina de atendimento diário da unidade.
Desse modo, o  Estar ao Seu Lado vai ao encontro do que a Política Nacional de Atenção Básica apresenta: “o cuidado paliativo como parte do rol de serviços a serem oferecidos pelas equipes de atenção primária no Brasil”, visando ampliar e garantir o acesso aos cuidados paliativos para toda a população brasileira.
Celebrando o dia mundial dos cuidados paliativos, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, aproveita para saudar os profissionais que fazem a diferença diariamente e oferecem uma abordagem paliativa qualificada.