segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Saúde da População Negra

Relatório do III Encontro Macro Regional sobre Saúde da População Negra
I Macro Regional - Metropolitana - 30/10/2013.



           A Coordenação de Atenção à Saúde da População Negra desenvolvendo sua Programação Anual de atividades, realizou no dia 30 de Novembro/13 o III Encontro Macro Regional sobre Saúde da População Negra na I Macro Regional – Metropolitana- Recife, no Hotel Orange em Itamaracá. O referido encontro teve como objetivos: Contemplar abordagem sobre o Racismo, preconceito, intolerância, e discriminação elementos esses favorecedores de desigualdades sociais e de saúde; informar sobre as Políticas Públicas voltadas à Saúde da População Negra e as ações para implementação dessas Políticas desenvolvidas pela Coordenação, bem como informar e atualizar os participantes sobre a Doença Falciforme (Diagnóstico, Condutas Assistenciais, Apoio Laboratorial e Rede de Serviços) além de refletir, debater e abrir canais de comunicação efetivos entre Gestores, técnicos, Profissionais de Saúde e Movimentos do Controle Social com ênfase nas Comunidades Quilombolas e de Religiões de Matriz Africana.
A realização do evento também é caracterizada pelo processo de trabalho dessa Coordenação através da atuação intersetorial na Secretaria Estadual de Saúde junto à Diretoria Geral de Planejamento através do PARTICIPASUS, da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria Executiva de Administração Financeira, da Regulação, da Atenção Primária, Saúde da Mulher, Assistência Farmacêutica e externamente com o Comitê Estadual da Doença Falciforme bem como, com a Secretaria de Agricultura através do Pró-rural e da Secretaria da Mulher / dos organismos de Mulheres em nível local e do Ministério Público de Pernambuco – GT Racismo.
Contamos com participantes das  I, II, III e XII  GERES  , no entanto, lamentamos a ausência dos respectivos Gestores Estaduais , face à importância dessas Gerências Regionais na Macro Metropolitana.
Por considerarmos a Atenção Primária e a Estratégia de Saúde da Família pilares para a ampliação de cobertura da assistência, a qualificação e o fortalecimento do SUS, lamentamos ainda  a forte ausência dos Secretários Municipais de Saúde e de profissionais médicos no evento.
Contamos com a presença de  convidados representantes  da direção do HEMOPE, do GT do Racismo da Polícia Militar, da Secretaria Estadual da Mulher e do Ministério Público de Pernambuco, e do Distrito Federal de Fernando Noronha

Dentre os participantes do Controle Social, estiveram presentes representantes de Comunidade Quilombolas, de Conselhos Municipais de Saúde e de Associações de Mulheres Negras. 

Encontro Macro Regional – Macro I  Itamaracá

Número de Participantes: 89        Fichas de Inscrição preenchidas: 81






Comentários:

A)     No total de fichas preenchidas (81) os participantes preencheram o item raça/cor(100%), sendo a maioria População Negra (pretos e pardos) 64 = 79%.

B)      Escolaridade predominante - Nível Superior 51 = 62.9%

C)  Quanto à categoria profissional apenas 2 médicos  presentes(2,5%), o maior contingente foi de Enfermeiros, sendo 23 profissionais(28,4%)participantes,  seguido por Cirurgiões Dentistas,  totalizando 7 profissionais(8,7%).

D) Forte presença de representação municipal =60 participantes(74,2%) , seguido pelo Controle Social= 10 participantes(12,3%)  e representação Estadual    = 8 participantes(9,9%)