Lançamento dos Cadernos de Experiências do I Fórum Pernambucano de Atenção
Primária sobre Saúde da População em Situação de Rua e Caderno de Experiências do
II Encontro Estadual das Práticas Integrativas e Complementares
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco por meio da Superintendência da Atenção Primária e da Gerência de Expansão e Qualificação da Atenção Primária, apresenta o “Caderno de Relato de Experiências do I Fórum Pernambucano de Atenção Primária sobre Saúde da População em Situação de Rua” e o “Caderno de Experiências do II Encontro Estadual das Práticas Integrativas e Complementares”.
As produções abrangem experiências submetidas e apresentadas durante o I Fórum Pernambucano de Atenção Primária sobre Saúde da População em Situação de Rua e o II Encontro Estadual das Práticas Integrativas e Complementares, que ocorreram nos dias 06 a 07 de outubro de 2020 e 03 a 04 de dezembro de 2020, respectivamente. Os eventos aconteceram no formato online, através da Plataforma do Núcleo de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.
Os relatos apresentados no I Fórum Pernambucano de Atenção Primária sobre Saúde da População em Situação de Rua foram escritos por estudantes e trabalhadores que atuam direta ou indiretamente com essa população, visando a troca de saberes e a apresentação de ferramentas e estratégias para garantir um melhor atendimento a essa população no âmbito da Atenção Primária. O caderno é dividido em três eixos temáticos: Assistência à saúde da população em situação de rua, Educação em saúde e Intersetorialidade no contexto da população em situação de rua.
O caderno do II Encontro Estadual das Práticas Integrativas e Complementares tem o objetivo de apresentar experiências exitosas na oferta das PICS nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), segundo os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS): universalidade, integralidade e equidade. Os relatos são divididos em: Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária e Práticas Integrativas e Complementares em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Os materiais foram elaborados em conjunto com o Núcleo de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde e com a Escola de Saúde Pública de Pernambuco.