MS quer conhecer práticas profissionais no âmbito da promoção da saúde
Data de publicação: 20/05/2021
A pesquisa se dará por meio de questionário e resultado vai apoiar trabalhadores da APS no acompanhamento de pessoas adultas com obesidade, hipertensão arterial e diabetes mellitus
É fundamental que as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) sejam capazes de identificar nas pessoas padrões quanto à alimentação inadequada, já que esta é um complicador no tratamento da obesidade, da hipertensão arterial e do diabetes mellitus. Por isso, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e com a Universidade de Brasília (Finatec/UnB), elaborou e agora divulga um questionário on-line para apoiar a pasta na futura construção de Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira (ProGuia).
A ferramenta on-line pretende investigar as práticas dos profissionais não nutricionistas que têm em sua rotina a necessidade de orientar as pessoas com as referidas doenças. Sendo assim, o questionário poderá ser respondido por qualquer trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) que acompanhe o público citado e que se disponha a compartilhar as informações solicitadas.
O diagnóstico oportunizará a identificação de ações norteadoras para as próximas etapas do projeto ProGuia, que visa orientar, de forma realista, os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre os marcadores de padrão nos acompanhamentos de rotina dessas pessoas, além de produzir e divulgar materiais gráficos para orientação à população.
Os protocolos e demais conteúdos a serem produzidos no escopo do projeto ProGuia serão acrescentados ao rol de instrumentos de disseminação das informações do Guia Alimentar para a População Brasileira. Assim, trata-se de uma ferramenta prática e inédita para potencializar e auxiliar as rotinas dos profissionais da APS, em especial médicos e enfermeiros e demais profissionais não nutricionistas das equipes da Estratégia Saúde da Família, pela proximidade e frequência com que atendem pessoas com essas doenças. Com base em informações baseadas em evidências científicas, essas equipes poderão, ainda, ampliar a adesão dos usuários ao SUS, com recomendações adaptadas às necessidades específicas de suas doenças.
ProGuia em fases
O projeto contará com quatro etapas:
- Aplicação do questionário https://forms.gle/oDj7ZJNb5VG4w7Z3A e diagnóstico;
- Elaboração de um documento técnico com a base metodológica comum para construção do fluxograma de priorização e uso das mensagens do Guia para orientação alimentar de pessoas com obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
- Desenvolvimento de um protocolo de uso do Guia para orientação alimentar realizada por profissionais não nutricionistas a pessoas com obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
- Desenvolvimento de material gráfico para apoiar as orientações a pessoas com obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
Para mais informações: proguia@unb.br