segunda-feira, 24 de maio de 2021

Informe MS



 

MS orienta profissionais para ações de promoção e prevenção do câncer de pênis na APS

Data de publicação: 22/05/2021


Ações realizadas pelos serviços de saúde devem ser registradas no SISAB para acompanhamento da situação sanitária da saúde da população masculina


Com o objetivo de qualificar as práticas de cuidado  à saúde integral do homem na Atenção Primária à Saúde (APS), considerando em especial a promoção e prevenção do câncer de pênis, o Ministério da Saúde publicou, nesta quinta-feira (20/5), nota técnica com orientações às coordenações de saúde do homem dos estados e municípios. 

O documento visa orientar o desenvolvimento de ações de promoção para cuidado integral à saúde do homem e prevenção do câncer de pênis, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, considerando os recursos de incentivo federal de custeio destinados pela Portaria nº 3069 de 11 de novembro de 2020. 

Além dos atendimentos individuais, a nota recomenda a realização de atividades coletivas, previstas na portaria, com fins de promoção e prevenção do câncer de pênis para a população masculina, respeitando os protocolos de biossegurança e as medidas de distanciamento social. As ações podem contemplar temáticas sobre sexualidade responsável e planejamento familiar, por meio de ações de educação em saúde, atendimentos em grupos, reuniões de equipe, reuniões com outras equipes de saúde, mobilização social e atividades com escolares.

Monitoramento das ações

A nota ainda esclarece junto aos entes federativos para a importância do registro das informações sobre atendimentos e atividades realizadas localmente no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), de modo a permitir o acompanhamento da situação sanitária e de saúde da população do território, reforçando, ainda, que o uso do SISAB é obrigatório para o processo de monitoramento das ações dos serviços.

Para o Distrito Federal, estados e municípios não contemplados com o recurso, o MS reforça que a temática do câncer de pênis deve continuar sendo objeto de ações de promoção de saúde, visto que o tema acomete os homens em todas as suas fragilidades de vida, em seu contexto social. 

“Nossa ideia é sensibilizar, estados, municípios e Distrito Federal para a importância da integração e registro das atividades de atenção, promoção e prevenção da saúde do homem, para que assim possamos acompanhar e continuar contribuindo para a redução da atual estatística de mutilação e morte por câncer de pênis no País”, destacou o diretor do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Atenção Primária (Dapes/Saps/MS), Dr Antônio Braga Neto.  

Atenção Integral à Saúde do Homem

O Ministério da Saúde não tem medido esforços para qualificar o cuidado integral à saúde dos homens no SUS.  A pasta tem disponibilizado apoio institucional e orientações técnicas aos gestores e profissionais de saúde das unidades de atenção primária à saúde, de forma a organizar os processos de trabalho e facilitar o acesso dessa população aos serviços de saúde. 

Nesse sentido, a pasta realizou na última semana, por meio da Coordenação de Saúde do Homem (COSAH/CGCIVI/SAPES/SAPS/MS) webconferências regionais para apresentar a nova estrutura da coordenação, reforçar as medidas para a implementação do Cartão do Caminhoneiro e do Cartão da Caminhoneira e da Estratégia do Pré-Natal do Parceiro nos serviços da APS, além de esclarecer dúvidas acerca do monitoramento das ações. 

Política Nacional 

Instituída em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) tem como objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira. A normativa é dividida em eixos prioritários, que englobam o acesso e o acolhimento na rede pública de saúde, o planejamento familiar, o incentivo ao acompanhamento da paternidade desde a gestação, a prevenção de violências e acidentes e o cuidado em relação às doenças prevalentes na população masculina.

Saiba mais:

01/05/2021 - Cooperação entre MS e SEST/SENAT busca ampliar os cuidados à saúde de caminhoneiros (as) na APS

11/11/20 - Campanha incentiva homens a cuidarem da saúde de forma integral

07/08/2020 - Mês dos pais destaca participação ativa do homem no pré-natal e no cuidado com a criança