quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Informe MS





Atenção Integral à Saúde - Doenças Negligenciadas é tema de curso de aperfeiçoamento em EaD

Data de publicação: 27/01/2020

Primeira Chamada Pública conta com 100 vagas para tutores. Técnicos da Saps participaram da formulação do curso

Estão abertas as inscrições para formação de banco de tutores para atuarem no Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em Saúde – Doenças Negligenciadas, período 2020/21. Neste primeiro momento, serão ofertadas 100 vagas de tutores da região sudeste.
Para participar da seleção de tutores, é preciso ter diploma de graduação na área da Saúde e pós-graduação lato e/ou stricto sensu ou residência na área de Saúde Coletiva/Pública, de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. Além disso, os interessados precisam residir na Região Sudeste e comprovar experiência na assistência e/ou gestão, na área da Atenção Primária e/ou Vigilância em Saúde de, no mínimo, 2 (dois) anos, nos últimos 5 (cinco) anos.
Os candidatos selecionados passarão por um treinamento com carga horária total de 40 horas, sendo dois encontros sequenciais (e presenciais) de oito horas (16 horas), na cidade do Rio de Janeiro, e 24 horas de aulas em EaD. O período de formação será de 23 a 30 de março de 2020. Os selecionados terão hospedagem e alimentação custeadas pelo projeto, além de ajuda de custo para deslocamento na Região Sudeste.
As inscrições devem ser feitas no site Formação Integral em Saúde até o dia 19 de fevereiro de 2020. Para mais informações, acesse Chamada Pública.
Sobre o curso
O Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral à Saúde – Doenças Negligenciadas é ofertado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e tem o objetivo de promover a discussão da integração entre Atenção Primária e Vigilância em Saúde, com olhar atento para o controle dos agravos: Doença de Chagas, Doenças Diarreicas Agudas (DDA), Esquistossomose, Hanseníase, Hepatites Virais, Leishmanioses, Raiva, Tracoma e Tuberculose. 
Técnicos da Coordenação Geral de Garantia dos Atributos da Atenção Primária (CGGAP) da Secretária de Atenção Primária à Saúde (Saps) participaram das discussões e da formulação do curso. Ao todo, serão ofertadas 20 mil vagas, em todo o território nacional, para a formação de médicos, enfermeiros e gestores do Sistema Único de Saúde, no âmbito desta temática. As chamadas públicas para preenchimento destas 20 mil vagas estão previstas para começarem a partir de março de 2020.

Fonte: com informações Icict/Fiocruz