segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Notícias DAB / MS - IV Mostra de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família

A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família, organizada e promovida pelo Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde está prevista para ocorrer entre os dias 12 e 15 de março de 2014, e será um evento que valoriza as experiências cotidianas e privilegia o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil.
O evento marca o final da gestão do Ministério da Saúde, enfatizando a política Nacional de Atenção Básica como prioridade, reunindo esforços para ampliar o debate brasileiro sobre a Atenção Básica e Saúde da Família, a fim de qualificá-las e melhorar o acesso ao Sistema Único de Saúde.
É um evento cujo público estimado é de 10.000 (dez mil) pessoas e que acontecerá em Brasília/DF. A previsão de início do evento é às 18 horas do dia 12 de março de 2014 e encerramento no dia 15 de março de 2014, com atividades até as 19h, além das atividades pré-evento, destinadas a convidados específicos e público restrito, que ocorrerão no dia 12 de março, entre 9h e 18h.
Serão quatro dias de evento em que acontecerão atividades científicas e culturais, com foco em dar visibilidade às experiências da Atenção Básica. O tom do evento será o da multiplicidade, o encontro entre os diferentes, seus saberes e práticas em busca de melhorar a produção do cuidado em saúde no país.
Diante disso e, de acordo com reuniões prévias envolvendo o Ministério da Saúde, CONASS e o CONASEMS, o sucesso do evento depende do apoio de estados e municípios, no sentido de participar ativamente e propulsionar a participação de profissionais de nível técnico e médio, como Agentes Comunitários de Saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem, dentre outros, num total de 3.000 pessoas de todo país. De acordo com as pactuações realizadas entre os três entes e seguindo a tradição da III Mostra realizada em 2008, o deslocamento desses 3.000 profissionais entre suas respectivas cidades de origem e Brasília ficará sob responsabilidade de estados e municípios, enquanto o Ministério da Saúde arcará com as despesas de deslocamento em Brasília (hotel x local da atividade x hotel), a alimentação (café, almoço e jantar), hospedagem e participação (inscrição) em todas as atividades do evento.

Para maiores informações, acesse: www.atencaobasica.org.br/mostra