Curso
UNA-SUS/UFMA abre matrículas para curso sobre a Caderneta da Criança
Com carga horária de 30h, o curso auxilia equipes e profissionais de saúde quanto ao uso deste instrumento intersetorial para promoção da Atenção Integral à Saúde da criança.
Profissionais de saúde de nível médio e superior, que atuam na Atenção Primária à Saúde, e demais interessados que trabalham com assistência infantil, já podem se inscrever no curso Caderneta da Criança: Instrumento intersetorial para promoção da Atenção Integral à Saúde da criança. As matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de julho de 2022 pelo link. O curso é livre, gratuito e tem início imediato.
O curso tem como enfoque a qualidade multiprofissional e intersetorial da caderneta da criança. Os conteúdos abordam a importância desse documento como instrumento de vigilância ao bem-estar para a organização do cuidado infantil, uma vez que acompanha o crescimento e desenvolvimento da criança em diversas esferas (saúde, vida escolar e assistência social), favorecendo o acesso aos serviços de atenção por parte das famílias e a garantia dos direitos dessa parcela da sociedade.
Disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), a oferta conta com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: e-books, infográficos, material em PDF, recursos multimídia, vídeo e questionários.
Com carga horária de 30h, a oferta está dividida em cinco unidades e apresenta os seguintes conteúdos: Intersetorialidade e Atenção Integral à saúde da criança; Orientações da Caderneta da Criança para as famílias e os cuidadores; A Caderneta da Criança como instrumento de acompanhamento; Caderneta da Criança para vigilância do crescimento infantil; Caderneta da Criança para vigilância do desenvolvimento infantil.
A oferta educacional é fruto da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), com o Ministério da Saúde - por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) em conjunto com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS).