Ministério da Saúde promove webinário sobre desnutrição e insegurança alimentar e nutricional na APS
Data de publicação: 23/03/2022
O evento é gratuito e busca qualificar os profissionais e gestores da Atenção Primária à Saúde para identificar precocemente a desnutrição e qualificar o cuidado com os pacientes
A desnutrição e a insegurança alimentar podem trazer graves problemas para a saúde do indivíduo. Pensando na importância da garantia de uma alimentação adequada e saudável e considerando a relevância da vigilância alimentar e nutricional, o Departamento de Promoção da Saúde (Depros) preparou o webinário "Atenção Primária à Saúde no contexto da Insegurança Alimentar e Nutricional e da Desnutrição”, que será realizado no dia 29 de março, das 15h às 17h.
O webinário será transmitido via YouTube pelo Canal do Datasus, conta com palestrantes nacionais e internacionais. Entre os palestrantes internacionais, Rafael Pérez-Escamilla tratará da insegurança alimentar e nutricional na América Latina no contexto da pandemia. Já Ana Población fará uma apresentação sobre a triagem para risco de insegurança alimentar e nutricional na Atenção Primária à Saúde.
A programação nacional conta com as participações de Jéssica Pedroso, Milena Serenini e Gisele Bortolini e fecha com um debate propositivo entre Karla Ramos, do governo do Distrito Federal, e Elisabetta Recine, da Universidade de Brasília.
Ilustração: Fernanda Alexsander/MS
Desnutrição
A desnutrição é um problema de saúde pública que acomete a população brasileira, especialmente pessoas de maior vulnerabilidade social e biológica. De acordo com os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), em 2020, 14,2% das gestantes apresentaram baixo peso para a idade gestacional, 6,1% das crianças menores de 5 anos estavam com magreza acentuada ou magreza e 13,0% delas com baixa estatura para a idade.
Entre os múltiplos fatores para a prevenção da desnutrição, a alimentação adequada e saudável é essencial para garantir o pleno crescimento e desenvolvimento, com destaque para os primeiros mil dias de vida, que englobam o período gestacional e os primeiros dois anos de vida da criança. Uma alimentação em quantidade ou qualidade insuficiente nessas fases da vida associa-se à múltipla carga de má nutrição, caracterizada pela coexistência de desnutrição, excesso de peso e carências nutricionais, como a anemia e a deficiência de vitamina A.
Confira a programação do evento
15:00 - Abertura e boas-vindas – Juliana Rezende (Departamento de Promoção da Saúde – DEPROS/SAPS/MS)
15:05 - Insegurança alimentar e nutricional na América Latina no contexto da pandemia - Rafael Pérez-Escamilla (Yale University)
15:25 – Cenário nacional da insegurança alimentar e nutricional e desnutrição – Jéssica Pedroso (CGAN/DEPROS/SAPS/MS)
15:35 –Manual de Insegurança Alimentar e Guia Rápido para o Acompanhamento de Gestantes e Crianças com Desnutrição na Atenção Primária à Saúde – Milena Serenini e Gisele Bortolini (CGAN/DEPROS/SAPS/MS)
15:55 – Triagem para Risco de Insegurança Alimentar no Contexto da Atenção Primária à Saúde – Ana Poblacion (Children’s HealthWatch/ Boston Medical Center)
16:10 – Debate: Karla Ramos (Governo do Distrito Federal) e Elisabetta Recine (Universidade de Brasília)
16:40 – Interação com o público