Guia de Atividade Física para a População Brasileira
O Ministério da Saúde divulga o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, recém lançado e elaborado por meio de uma parceria com pesquisadores da área.
O Guia apresenta as primeiras recomendações nacionais e informações sobre a temática que possam contribuir para que a população busque uma vida ativa. Trata-se de um marco histórico para a promoção da saúde no Brasil, por ser o primeiro documento oficial visando a estimular a atividade física em nível populacional, frente a um cenário epidemiológico de agravamento das doenças crônicas não transmissíveis.
O documento é dividido em 08 (oito) capítulos, o primeiro esclarece o que é atividade física, nos demais encontram-se recomendações e informações que abarcam como, porque, onde e quanto fazer de atividade física por ciclo de vida, na educação física escolar, para gestantes, mulheres no pós-parto e pessoas com deficiência.
Estão disponibilizadas versões digitais do Guia, bem como o Guia em espanhol, inglês e áudio book e materiais de apoio aos profissionais e gestores no sítio eletrônico da SAPS (https://aps.saude.gov.br/
Mais de 70 mil Guias já foram enviados para todas as secretarias estaduais de saúde, de modo a serem distribuídos para os municípios, para serem destinados a estabelecimentos de saúde, como polos do Programa Academia da Saúde e unidades de saúde. Além disso, os Guias em braile serão enviados aos Centros de Reabilitação com foco na atenção às pessoas com deficiência visual e instituições afins.
A Coordenação Geral de Promoção de Atividade Física e Ações Intersetoriais (CGPROFI/DEPROS/SAPS), área técnica responsável pelo Plano de difusão, disseminação e implementação do de Atividade Física para a População Brasileira, iniciou a execução do plano, e, no mês de agosto, fará oficinas com atores-chave, tais como, gestores e referências técnicas das Secretarias de Estado de Saúde, representantes do Conass, do Conasems, dos Cosems, de ministérios e coordenações do Ministério da Saúde com temáticas afins.
A área técnica responsável pode ser contatada por meio do e-mail cgprofi@saude.gov.br ou telefone (61) 3315-9039.