quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Informe MS




Saps integra atividades de mês da primeira infância do Ministério da Cidadania

Data de publicação: 11/08/2021


Painel Primeira Infância e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) contará com a participação de técnicos do MS na quinta-feira (12/8). Participe!


A Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (Cocam/Dapes/Saps/MS) participa nesta quinta-feira, das 11h às 12h, do painel “Primeira Infância e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC)”. A iniciativa compõe a programação do “Mês da Primeira Infância: O Brasil do futuro começa agora”, organizada pelo Ministério da Cidadania. O evento é gratuito e pode ser acompanhado pelo link: https://www.youtube.com/PortaldeBoasPraticasIFFFiocruz.

O painel tem como objetivo apresentar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), destacando ações, atividades e instrumentos de acompanhamento da criança voltados para a primeira infância que fazem parte da PNAISC.

Na ocasião, a médica e assessora técnica da Cocam, Martha Vieira, mediará o painel com as pesquisadoras Sonia Venâncio e Gabriela Buccini sobre as experiências dos Projetos PIPAS – Primeira Infância para Adultos Saudáveis e IMAPI – Índice Município Amigo da Primeira Infância.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Janini Selva, a participação no evento é uma forma de fortalecer a intersetorialidade, estratégia potente para a garantia do cuidado integral. “Essa parceria entre as pastas fortalece a atuação nos determinantes sociais em saúde e os princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância, preconizados no Marco Legal da Primeira Infância”, destaca.

A PNAISC, em seu objetivo e eixos estratégicos, propõe a qualificação das práticas de cuidado integral e integrado às crianças, de forma intersetorial (saúde, educação e assistência social). Nesse sentido, a participação dos profissionais da APS em iniciativas como esse painel promove melhorias na atenção e gestão em saúde para o desenvolvimento infantil.

Mais informações sobre a programação geral do Mês da Primeira Infância no site oficial:  https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/crianca-feliz/primeira-infancia.

Projetos PIPAS – Primeira Infância para Adultos Saudáveis

O Projeto PIPAS auxilia as ações de Primeira Infância nos municípios por meio da disponibilização de indicadores sobre os cuidados oferecidos às crianças e o desenvolvimento infantil (DI), como fatores de risco e protetivos. São alguns objetivos do projeto o apoio à elaboração de planos de ação municipais voltados ao desenvolvimento infantil e a realização de inquéritos nos municípios durante as campanhas nacionais de multivacinação.

Além disso, a iniciativa prevê o desenvolvimento de um aplicativo e um sistema informatizado para coleta e gerenciamento dos dados levantados no mapeamento multivacinal. Outra ação do PIPAS em curso é a elaboração e validação de um instrumento para avaliação do desenvolvimento infantil de rápida aplicação nos estados e municípios brasileiros.

Para isso, a equipe responsável pelo PIPAS elaborou e validou, com apoio do CNPq, Ministério da Saúde e Fundação Bill e Melinda Gates, o primeiro instrumento brasileiro de avaliação de desenvolvimento infantil em larga escala que possibilita também o monitoramento dos cuidados oferecidos às crianças. Os dados são coletados por meio de um aplicativo para celular, desenvolvido com apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal durante as campanhas de multivacinação.

Mais informações pelo link: https://www.projetopipas.com.br/index.asp.

IMAPI – Índice Município Amigo da Primeira Infância

Índice Município Amigo da Primeira Infância é um projeto criado para descrever os contextos municipais mais ou menos favoráveis ao desenvolvimento na primeira infância no Brasil e apoiar a tomada de decisões em primeira infância. Seu desenvolvimento tem como base o modelo de Nutrição de Cuidados e utiliza indicadores relacionados à oferta de políticas públicas, ações e serviços e práticas familiares voltadas ao DI que traduzem os cinco domínios do modelo de Nutrição de Cuidados recomendado pela Organização Mundial de Saúde e Unicef, são eles: saúde, nutrição, cuidado responsivo, aprendizagem inicial e segurança e proteção. Mais informações pelo link: https://imapi.org/sobre/.

Se ficou interessado pelos projetos acompanhe o painel pelo link: https://www.youtube.com/PortaldeBoasPraticasIFFFiocruz.