quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Informe MS



 

Ferramenta PACK é tema de webinário que visa aprimorar manejo clínico na APS

Data de publicação: 03/08/2021


Programa foca na melhoria dos sistemas e no apoio a profissionais de saúde. Evento on-line e gratuito acontece na próxima quinta-feira (5/8)


I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS tem mais um encontro marcado para o final desta semana. No dia 5 de agosto, próxima quinta-feira, profissionais de saúde convidados pelo Ministério da Saúde vão abordar o uso do programa PACK para o apoio e manejo clínico da Atenção Primária à Saúde (APS).

O webinário, com início marcado para 18h30, terá como debatedores o enfermeiro Jadson Jovaert Mota Kreis, especializado em preceptoria no SUS, atenção domiciliar, saúde da família e enfermagem do trabalho; e os médicos de família e comunidade Fernanda Melchior, responsável técnica pelo “Alô Saúde Floripa”, Fidel Cesário de Lima Albuquerque, especialista em gestão e preceptoria, e Ronaldo Zonta, que também é representante e líder de guideline e treinamento do PACK Brasil. A moderação será feita pelo coordenador-geral de Formação e Provisão de Profissionais para a APS (CGPROP/Saps/MS), Alexandre Borges Fortes.

A transmissão será feita pelos canais da Fiocruz Brasília (onde os participantes poderão enviar perguntas pelo chat) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS) no YouTube. O acesso é gratuito.

O programa

O PACK é uma ferramenta point-of-care para ser usada na avaliação e manejo do paciente na APS. Todas as recomendações estão baseadas em evidências científicas robustas e alinhadas aos protocolos nacionais. O programa promove a melhoria dos sistemas de saúde, tendo sido projetado para apoiar o trabalho dos profissionais de saúde da Atenção Primária, fortalecer os serviços e alcançar melhores resultados para o paciente. 

Além do guia, o PACK engloba uma estratégia de treinamento para os profissionais de saúde. Ele é desenvolvido pela Knowledge Translation Unit, da University of Cape Town Lung Institute. No Brasil, é representado pela Fundação PROAR e vem sendo adaptado e implementado pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Para Alexandre Borges, a ferramenta é um diferencial no auxílio ao manejo clínico. “Até o momento, não temos conhecimento de nenhum outro protocolo ou diretriz clínica assistencial que aborde os sintomas e as doenças como esta ferramenta. O Ministério da Saúde vem conversando com seus representantes para experimentar seu uso na APS no SUS desde 2019”, defende.

A ferramenta disponibiliza gratuitamente para uso de profissionais de saúde da APS os e-books do PACK Brasil Adulto e do suplemento PACK Brasil Adulto Covid-19. Os materiais podem ser acessados aqui.

O fórum

O evento é o sexto webinário do I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS, realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da CGPROP/Saps, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a UNA-SUS. Trata-se de encontros que pretendem capacitar gratuitamente profissionais de saúde da Atenção Primária, com foco nos participantes do Programa Mais Médicos.

Os encontros anteriores podem ser vistos nos links abaixo: 

O cuidado na APS para crianças com suspeita ou confirmação de Covid-19

Manejo clínico das arboviroses e o diagnóstico diferencial de COVID-19 na APS 

Preparação da APS para situações de emergências em saúde pública: desastres e epidemias

A saúde mental do trabalhador da Atenção Primária à Saúde em tempos de pandemia: desafios e possibilidades de cuidado

Registro de óbitos e manejo de corpos na Atenção Primária e os desafios da covid-19

Serviço
I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS
Webinário 6 - O uso do PACK como ferramenta de apoio ao manejo clínico na APS
Data: 5/8/2021
Horário: das 18h30 às 20h
Onde assistir: canal da Fiocruz Brasília ou canal da Saps no YouTube
Acesso gratuito