segunda-feira, 15 de março de 2021

Notícias

Campanha Mundial de Combate à Tuberculose 2021


Em 24 de março vivenciamos o Dia Mundial de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, que tem como principal objetivo a mobilização dos profissionais e gestores da saúde, assim como da população geral sobre o tema, de modo a favorecer o diagnóstico e tratamento adequado e em tempo oportuno às pessoas acometidas por essa doença.

Apesar de ser uma doença milenar, a tuberculose persiste como um grave problema de saúde pública, afetando principalmente a população em situação de pobreza, sendo ainda influenciada por fatores biológicos como desnutrição, infecção por HIV e outras doenças.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente são contabilizados, no mundo, mais de 10 milhões de casos da doença e cerca de 1,4 milhão de óbitos. Em 2020, o estado de Pernambuco notificou 4.560 casos da doença e 266 óbitos, quantitativos inferiores aos números notificados em 2019 (5.212 casos novos e 376 óbitos), sendo bastante provável que a redução nos números, quando comparados ao ano anterior, tenha ocorrido em decorrência da pandemia por Covid-19 na qual algumas doenças passaram a ter uma menor relevância frente à inquestionável necessidade de enfrentamento à crise sanitária.

Considerando o contexto atual e a dificuldade em realizar ações presenciais, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em alusão ao dia mundial de combate à tuberculose, realizará a divulgação sobre o tema nas redes sociais, por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose/SANAR/SEVS, em parceria com a Liga de Infectologia de Pernambuco (LINFEPE)/HC-UFPE, a Superintendência de Comunicação SES/PE, o Comitê Pernambucano de Mobilização Social para o Controle da Tuberculose e Coordenação-geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória e Condições Crônicas do Ministério da Saúde (CGDR/MS).

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos, por meio da área técnica da Coordenação do Programa de Controle de Tuberculose (e-mail: tuberculose.pe@gmail.com; telefone: 3184-0202).

 

Atenciosamente,

 

Sílvia Cabral

Diretoria Geral de Vigilância de Doenças Negligenciadas e Sexualmente Transmissíveis

Para melhor visualização clique na imagem.