quarta-feira, 24 de março de 2021

Informe MS



 

Conheça o Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do MS e UNA-SUS

Data de publicação: 23/03/2021


Cursos são voltados para profissionais de saúde da APS para qualificação do cuidado da população idosa


A qualificação dos profissionais de saúde para o atendimento da população idosa na Atenção Primária à Saúde (APS) é fundamental para a garantia do cuidado integral e com resolutividade. Por isso, o Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), vem implementando o Programa de Formação Modular em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa com a oferta de cursos voltado aos profissionais da saúde e interessados no tema.

O programa integra oito cursos autoinstrucionais e gratuitos, na modalidade de Educação à Distância (EAD), cujos temas abordam envelhecimento, ações estratégicas, condições clínicas, caderneta de saúde, abordagem familiar, avaliação multidimensional, estratificação dos perfis de funcionalidades e linha de cuidados para atenção integral à saúde da pessoa idosa.

As matrículas podem ser efetuadas até o dia 25 de junho de 2021, pelos links disponibilizados abaixo.

Envelhecimento da População Brasileira

O curso tem como objetivo identificar os fatores que influenciam o contexto do envelhecimento da população brasileira. Para isso, aborda quatro temáticas: envelhecimento da população em números, conceitos relacionados ao envelhecimento, funcionalidade global da saúde, políticas voltadas à população idosa.

Carga-horária: 8h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Avaliação multidimensional da pessoa idosa

O objetivo do curso é realizar avaliação multidimensional da pessoa idosa. Para isso, conta com quatro temas: avaliação multidimensional, avaliação clínica, avaliação psicossocial e avaliação funcional.

Carga-horária: 16h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Condições clínicas e agravos à saúde frequentes em pessoas idosas

Este curso aborda integralmente a saúde da pessoa idosa, conhecendo as peculiaridades de certas condições e agravos. Nesse sentido, trata desde a visão geral da abordagem clínica e peculiaridades das manifestações clínicas, até os gigantes da geriatria e a gestão do cuidado.

Carga-horária: 16h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Ações estratégicas para a saúde da pessoa idosa

O objetivo desse curso é mapear a população idosa sob a responsabilidade das equipes de atenção básica, para o planejamento das ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e atenção à saúde. Para isso, são abordados o mapeamento da população idosa, a capacidade funcional da pessoa idosa, os planos de ação e cuidado, a rede de atendimento e suporte.

Carga-horária: 10h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Caderneta de saúde da pessoa idosa

Dividido em nove fases, o objetivo do curso é qualificar o cuidado à saúde da população idosa na Atenção Básica, abordando temas como promoção da saúde, trabalho em equipe, acolhimento, avaliação da capacidade funcional e visitas domiciliares.

Ao acessar cada fase, o estudante acompanha uma história em quadrinhos, com situações-problema, encontrando possíveis soluções nas videoaulas e testando, por fim, os conhecimentos por meio das avaliações formativas.

Carga-horária: 30h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Abordagem familiar e manejo das fragilidades e da rede de apoio

O curso aborda a saúde das pessoas idosas em situação de fragilidade, tendo como foco a participação da família e a mobilização da rede de apoio - formal e informal - para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Para isso, são discutidos temas como a complexidade da atuação das equipes de Atenção Básica, o trabalho em rede e a atuação em contexto domiciliar e comunitário.

Carga-horária: 12h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Linha de cuidados para atenção Integral à saúde da pessoa idosa

Este curso apresenta a linha de cuidados para atenção Integral à saúde da pessoa idosa, com destaque à estratificação dos perfis de funcionalidade, incluindo sinais de alertas, e também as competências e articulação intersetorial entre os diferentes pontos de atenção para que seja possível executar as ações necessárias para a implementação da linha de cuidado da pessoa idosa.

Carga-horária: 20h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Estratificação dos perfis de funcionalidades

O curso aprofunda a estratificação dos perfis de funcionalidades, com destaque aos seguintes perfis: Pessoas idosas independentes e autônomas para realizar as atividades da vida diária; Pessoas idosas com necessidade de adaptação ou supervisão de terceiros para realizar as atividades da vida diária; e Pessoas idosas dependentes de terceiros para realizar as atividades da vida diária.

Carga-horária: 24h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos


*Com informações da UNA-SUS