sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Informe MS


 

Seleção para Especialização em Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade

Data de publicação: 03/02/2021


O curso visa formar profissionais capazes de intervir e propor soluções viáveis para a prevenção e o controle da obesidade e do sobrepeso, na população que acompanham.



Uma das premissas da Atenção Primária é a promoção da saúde. A diretriz busca tratar e não deixar agravar alguma condição de saúde que o cidadão já apresente, o que faz uma grande diferença na qualidade de vida da pessoa. O curso de Especialização em Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade busca abordar essa temática. As inscrições estão abertas de 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2021 para os profissionais de saúde que atuam na APS.

A formação, em nível de especialização lato sensu, será na modalidade de ensino a distância (EaD), com dois encontros presenciais obrigatórios que serão previamente agendados e informados no decorrer do curso.
Com carga horária total de 375 horas e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso, a especialização terá duração média de 12 meses.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição, do Departamento de Promoção, da Saúde da Secretaria de Atenção Primária, do Ministério da Saúde (CGAN/DEPROS/SAPS/MS), a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com os organizadores, a intenção do curso é tornar o profissional da saúde capaz de intervir e propor soluções viáveis para prevenção e controle da obesidade e do sobrepeso na população. A ideia é que a tomada de decisão esteja baseada na realidade em que estão inseridos esses trabalhadores.

Podem participar do processo seletivo profissionais atuantes em cargo de nível superior na Atenção Primária à Saúde (APS), distribuídos em todo o território nacional. Contudo, será dada prioridade às matrículas de enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e gestores de saúde da APS.

Serão ofertadas 750 vagas para todo o Brasil.

A seleção dos candidatos homologados será realizada por análise documental. O critério estabelecido será o tempo de experiência profissional em atividades assistenciais ou de gestão em equipes multiprofissionais da APS. Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para especializacao.obesidade.ead@contato.ufsc.br.

Para realizar sua inscrição e acessar o edital, clique em: https://unasus.ufsc.br/especializacaoobesidade/cadastro-de-interessados/