Coronavírus: MS divulga orientações para campanha de vacinação contra influenza e sarampo
Data de publicação: 20/03/2020
Recomendações tratam do registro de informações sobre as doses aplicadas nas Unidades de Atenção Primária
Para reforçar o combate ao Covid-19 (Coronavírus), a Secretaria de Atenção Primária (Saps), do Ministério da Saúde (MS), recomenda aos profissionais de saúde que, durante a campanha de vacinação da influenza de 2020, façam os registros da vacina somente no boletim informativo das doses aplicadas. Para ler todas as recomendações, clique aqui.
Excepcionalmente neste caso, o registro das doses aplicadas da vacina influenza, nas unidades de atenção primária, não será feito pela estratégia eSUS APS (eSUS PEC, sistemas próprios ou CDS). O boletim é disponibilizado pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunização (CGPNI).
Quanto à vacinação contra o sarampo, os estabelecimentos de saúde da Atenção Primária devem registrar os dados das doses aplicadas nos sistemas e-SUS APS (PEC, CDS ou sistemas próprio). Os registros das doses aplicadas da vacina contra o sarampo são apresentados de forma nominal no sistema e-Gestor.
Os estabelecimentos que não são da Atenção Primária devem fazer o registro das doses no SIPNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações), conforme descrito Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra o Sarampo.
O objetivo da recomendação é reduzir a aglomeração de pessoas nas salas de vacinação e nas unidades de atenção primária prevenindo o risco de transmissão do Covid-19. Importante lembrar também que, no atual cenário, é fundamental vacinar o maior número de pessoas entre o público-alvo e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações.