Semana Saúde na Escola aborda atividade física na escola
Data de publicação: 13/03/2020
Ações envolverão estudantes, professores e funcionários para promover ações de saúde por meio da prática de atividade física
Com o objetivo de alertar sobre a importância das boas práticas e condições de saúde na melhoria do desenvolvimento de crianças e adolescentes, tanto na escola como na formação da cidadania, por meio da promoção da prática de atividade física, a Semana Saúde na Escola deste ano, que ocorre de 6 a 9 de abril, marca o início das ações em favor de uma causa nacional importante.
“A conscientização desse assunto é essencial. As atividades físicas no âmbito escolar promovem o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. Todos os municípios brasileiros estão convidados a fazer parte dessa mobilização”, enfatiza Lívia Faller, diretora do Departamento de Promoção da Saúde, ao apresentar o tema da Semana Saúde na Escola deste ano, “Atividade Física na Escola: por uma vida mais ativa!”
A prática de atividade física regular contribui para a melhora e manutenção da saúde, tanto para pessoas saudáveis, como para aquelas que possuem alguma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT). Na população brasileira, 3 a 5% das DCNTs e mais de 5% das mortes por todas as causas são atribuíveis à inatividade física.
A atividade física é uma prática fundamental para o combate à obesidade infantil. De acordo com o estudo divulgado em 2017 pela revista científica The Lancet, a prevalência de obesidade infantil no mundo, entre os anos de 1975 e 2016, aumentou de forma representativa, passando de 5 milhões de meninas (0,7%) e 6 milhões de meninos (0,9%) em 1975 para quase 50 milhões de meninas (5,6%) e quase 74 milhões de meninos (7,8%) em 2016. O resultado dessa pesquisa apresenta um aumento global dez vezes superior ao número de obesos de 5 a 19 anos, de 11 milhões em 1975 para 124 milhões em 2016.
Durante a semana Saúde na Escola, as equipes de saúde e educação trabalharão juntas para informar e desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde envolvendo os estudantes, professores, pais e funcionários.
Confira Nota Técnica aqui
Programa Saúde na Escola
Criado em 2007, o Programa Saúde na Escola é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC). Desde 2012, quando foi instituída, a semana já abordou alimentação saudável, combate ao Aedes aegypti, práticas corporais e saúde ocular. O investimento anual do governo federal no último ciclo do PSE foi de R$ 89 milhões. Mais de 95% dos municípios brasileiros aderiram ao programa. As ações envolvem um universo de 22 milhões de estudantes de 91.659 escolas e todas as equipes da atenção básica do SUS.