sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Informe MS






Laboratório de Contratualização no SUS tem primeira reunião estadual

Data de publicação: 19/02/2020

O encontro ocorreu na capital gaúcha após a publicação do acordo de cooperação técnica no Diário Oficial do município

Foto: Robson da Silveira/PMPA
A primeira reunião sobre o Laboratório de Modelos de Gestão Contratualização por Resultados na Atenção Primária à Saúde foi realizado em Porto Alegre (RS), na terça-feira, 18, um dia após a publicação do acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e prefeitura local, no Diário Oficial do município.
Para o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS), Erno Harzheim, Porto Alegre segue o caminho dos principais sistemas de saúde do mundo. "Oferecer serviços de atenção primária fortes, com contratos baseados em qualidade, eficiência e transparência, é o caminho para melhorar o serviço prestado para as pessoas", afirmou. Participaram também do encontro o secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, e o secretário-adjunto, Natan Katz. 
A capital gaúcha implantou o modelo de contratualização em 22 unidades de saúde, desde janeiro deste ano. O resultado, comparando os primeiros 30 dias de 2019 com 2020, representa um aumento de 56% no número de atendimentos realizados nesses serviços de saúde. "Estamos avançando na ampliação do atendimento à população, buscando ofertar mais serviços em turnos ampliados e com equipes completas", ressaltou Stürmer.
Contratualização
A proposta do Laboratório de Modelos de Gestão Contratualização por Resultados na Atenção Primária à Saúde é estimular soluções inovadoras para as práticas de gestão da APS. A ação busca promover o planejamento e o desenvolvimento de ações, atividades e projetos para contribuir na identificação de iniciativas, modelos de inovação e boa práticas nos mecanismos de contratualização de serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Na prática vai ser feito acompanhamento conjunto, de quatro em quatro meses, para medir a eficiência e a efetividade dos modelos de gestão e, com base na análise das variáveis, produzir relatórios que subsidiem futuras ações do Ministério da Saúde.
Publicações

Leia também