sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Informe MS





Pró-Residência tem 60 novas bolsas de Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional para a Atenção Primária

Data de publicação: 20/02/2020

As bolsas estão distribuídas em cinco cidades. Recurso destinado para pagamento das bolsas em 2020 será de R$ 2.397.912,00

As portarias de nº 11, de 19 de fevereiro de 2020, e nº 12, de 19 de fevereiro de 2020,  trazem a lista dos resultados da interposição de recursos dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e Programas de Residência Multiprofissional na Atenção Primária que tiveram o custeio de suas bolsas aprovadas por meio do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência).
Para Medicina de Família e Comunidade, foram aprovadas 22 novas bolsas, em dois programas diferentes, sendo um em Guarujá (SP) e o outro em São José dos Campos (SP). Já para a residência multiprofissional foram 38 bolsas novas aprovadas em três programas de três cidades: Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e São José (SC).
Uma das estratégias da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) é desenvolver projetos de formação e provimento de profissionais para a APS, prioritariamente para a Estratégia Saúde da Família. O objetivo de investir em formação de especialistas na modalidade residência médica e de outros profissionais da área da saúde é fortalecer a Atenção Primária e qualificar ainda mais o atendimento destinado à população. Para as duas residências, o financiamento das bolsas será ao longo de todo o programa, que dura dois anos.