segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Notícias


 



Brasil desenvolve banco de dados clínicos hospitalares sobre COVID-19 para contribuir com a Plataforma Global da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Pesquisadores de instituições hospitalares desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial que extrai, armazena e aperfeiçoa a leitura de dados clínicos capaz de fornecer informações sobre as características clínicas e laboratoriais dos pacientes internados por Covid-19 no Brasil. A ferramenta já organizou uma central de dados clínicos anonimizados (chamado de data hub), inicialmente com mais de 100 mil notas clínicas estruturadas, provenientes de guias de internações, e de dados clínicos não estruturados, como prontuários clínicos, tendo por piloto o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Hospital Conceição de Porto Alegre (GHC).



Preprint – Protocolo de Estudo de Coorte da Rede Brasileira de Pesquisa Colaborativa em COVID-19: fortalecendo os dados globais da OMS

Manuscrito sobre o protocolo utilizado pela rede de hospitais brasileiros na 1ª fase da pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a caracterização das internações hospitalares por Covid-19 foi publicado no servidor MedRxiv, em formato preprint, visando à rápida disseminação da pesquisa entre pesquisadores da área da saúde. O objetivo é apresentar o protocolo e as estratégias utilizadas pela rede brasileira de hospitais para a alimentação da Plataforma Global de Dados Clínicos da Covid-19 da OMS, por meio da coleta sistematizada de dados clínicos anonimizados de pacientes internados por Covid-19 no Brasil. O protocolo conta com um fluxograma para alimentar a plataforma global, especificando as variáveis ​​de interesse, padronização e análise de extração de dados.


OPAS Brasil reúne pesquisadores para colaborar com a plataforma clínica global sobre hospitalizações por Covid-19 e condições da Covid longa

O escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil apresentou os centros colaboradores da Plataforma Global de Dados Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS). O encontro virtual ocorreu no início de agosto (3/8), com a participação dos representantes dos estabelecimentos de saúde de 62 hospitais e de 80 unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) e de ambulatórios especializados vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).




Brasil participa de pesquisa sobre as condições pós-Covid e perfil de internações hospitalares de Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Aproximadamente 60 estabelecimentos hospitalares e 80 unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) e ambulatórios especializados do Sistema Único de Saúde (SUS) vão colaborar com a Plataforma Clínica Global da OMS para COVID-19, no segundo semestre de 2022. A ferramenta virtual, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), oferece um sistema unificado para inclusão de dados clínicos anonimizados de pacientes hospitalizados de Covid-10 e de usuários com condições pós-Covid, propiciando a melhor compreensão do perfil das hospitalizações de Covid-19 e da condição pós-COVID-19, além de corroborar para as melhores práticas de manejos clínicos e de seguimento dos usuários no pós-Covid.


Organização Mundial da Saúde disponibiliza o primeiro relatório da Plataforma Clínica Global Covid-19 com o resultado dos estudos desenvolvidos no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com Estados membros, instituições de saúde e outras entidades, desenvolveu a plataforma para a coleta de dados clínicos relativos às hospitalizações suspeitas e confirmadas de Covid-19 no mundo. O sistema padronizado de coleta de dados clínicos anonimizados serve para identificar as principais características clínicas e fatores prognósticos dos casos de hospitalização por suspeita e confirmação de Covid-19. A OMS disponibilizou o primeiro Relatório sobre as características clínicas na Covid-19 Brasil 2021 como resultado dos estudos da plataforma global desenvolvidos no Brasil.



Faça a inscrição em apsredes.org