segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Notícias






Dia 2 - OPAS e Ministério da Saúde lançam o Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional

Para identificar, registrar e refletir sobre as práticas de educação alimentar e nutricional desenvolvidas por setores públicos, universidade, sociedade civil e populações tradicionais, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN) da Universidade de Brasília, lança nesta sexta-feira (2) o Laboratório de Inovação em Educação Alimentar e Nutricional.
O lançamento – primeira atividade do projeto em celebração ao Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas, que completa 10 anos – será por meio de um encontro virtual, com transmissão aberta ao público no canal da OPAS no YouTube, das 10 às 11h30.








Dia 7 – Webinar sobre Financiamento da Saúde e Resiliência dos Sistemas de Saúde

A Unidade de Acesso e Serviços de Saúde (HSS/HS) da OPAS/OMS realizará o segundo evento da série de seminários virtuais sobre opções de políticas para fortalecer e transformar os sistemas de saúde nas Américas, que acontecerá na próxima quarta-feira, 7 de setembro, às 11h30 (hora de Brasília).
O seminário virtual “Financiamento da saúde e resiliência dos sistemas de saúde” se realiza no contexto da Coalizão Temática Específica sobre financiamento para o desenvolvimento, uma iniciativa regional que une os esforços de entidades das Nações Unidas para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O seminário virtual contará com a participação de palestrantes de alto nível que abordarão os principais desafios estruturais para o financiamento da saúde na Região; os novos desafios colocados pela pandemia de COVID-19; e as boas práticas e lições aprendidas para alcançar a saúde universal.

Pesquisa indica os impactos da pandemia da Covid-19 no controle social do SUS

A pandemia da Covid-19 trouxe novos desafios para o SUS, em particular para a participação social. É neste contexto que surgem as perguntas: como os conselhos estão funcionando no contexto pandêmico, como estão enfrentando os desafios organizativos com o isolamento social, como estão enfrentando as pautas gerais de defesa do SUS e, especificamente, as demandas geradas pela pandemia? Para responder a estas questões, foi realizada uma pesquisa, que consultou diferentes fontes e foi desenvolvida em conjunto com o projeto de formação de Conselheiros de Saúde.