MS e Fiocruz abrem 50 mil vagas para curso sobre juventudes e participação social
Data de publicação: 17/05/2022
A capacitação é voltada para profissionais e gestores da saúde. Inscrições vão até 17 de dezembro
Oficina de Avaliação da Caderneta do/da Adolescente realizada pelo Ministério da Saúde em janeiro de 2022, promoveu a participação social de adolescentes. Foto: Tatiany Volker/Saps/MS
Com o objetivo de qualificar profissionais e gestores sobre estratégias para fortalecimento da participação de jovens na elaboração e implementação de políticas, ações e programas de saúde, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz, abre inscrições para o curso EAD Juventudes e Participação Social. São 50 mil vagas voltadas para profissionais de saúde e gestores que atuam na APS.
A oferta educacional foi desenvolvida pela pasta em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Brasília e o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Nesa/Uerj). A ação recebeu o aporte de R$ 375.000,00 de investimento pelo MS.
O curso é autoinstrucional, com carga horária de 15 horas, e seu conteúdo é dividido em três módulos: instrumentos normativos, marcos legais e políticas públicas; contextualização das juventudes no Brasil; e participação juvenil, promoção da saúde e redes territoriais. Interessados podem se inscrever até 17 de dezembro de 2022 por meio da plataforma da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
A capacitação é a primeira de quatro cursos que compõem o Programa de Formação Modular para a Saúde Integral do Adolescente e do Jovem, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Futuramente, serão lançados os outros três, que são: Introdução à Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflitos com a Lei (PNAISARI); Proteger e Cuidar de Adolescentes na APS; e Escuta de Crianças e Adolescentes na rede de serviços do SUS.